Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Meu nome é Armando Moretti, nasci em Barra Bonita, interior do estado de São Paulo, no dia dois de junho do ano de mil novecentos e vinte e três. Meu pai se chamava José Moretti, e minha mãe, Cesira Posatto Moretti. Nossa casa em Barra Bonita era muito modesta, casa de pobre mesmo. Fui para Jaú com oito anos de idade, em mil novecentos e trinta e um. Em Jaú eu ia na escola. Repeti o primeiro ano, passei o segundo e o terceiro só cursei durante dois meses. Precisei parar de estudar para ir trabalhar e ajudar nas despesas da casa. Fui trabalhar com meu pai na Fazenda Marcelo Prado; lá nós morávamos numa casa pertencente à fazenda. Era uma casa bem modesta, eu carregava tijolos e lavava pratos num riacho próximo. A infância que tive foi muito pobre, brincava na rua com as crianças da vizinhança. Desde essa época eu já ajudava a família, e todos os dias eu levava comida para o meu pai na Ponte de Barra Bonita, ele estava trabalhando na construção da ponte de Barra Bonita para a passagem das balsas. Meu pai era chefe de construção, e minha mãe só cuidava da casa e dos filhos. Depois nós mudamos para São Paulo, isso em mil novecentos e trinta e cinco. A irmão dele já estava trabalhando aqui como doméstica e ela nos incentivou a vir morar aqui. Chegando em São Paulo nós fomos morar no bairro do Bixiga, na rua Japurá, em um cortiço. A casa era abaixo da rua, e quem passava na rua olhava tudo dentro de casa, porque "pisava" por cima de nós. A casa era composta de um cômodo e cozinha, e lá nós morávamos em dez pessoas. Mas o cômodo era grande, e nós o dividíamos com cortinas. Depois fomos para o Brás, morar na rua João Boemer. Meu pai era chefe de construção do Banco São Paulo. No início ele trabalhou no Instituto Biológico Vicente Nigro, e depois ele foi trabalhar na construção do Banco São Paulo, na rua São Bento com a rua XV. E eu ia engraxar sapatos, com a minha caixinha, onde hoje é o Mappin, na rua Barão de...

Continuar leitura
Fechar

Em Barra Bonita

Dados da imagem legenda: Armando Moretti em Barra Bonita.

Local:
Brasil / São Paulo / Barra Bonita

Imagem de:
Armando Moretti

História:
De Barra Bonita para São Paulo

Tipo:
Fotografia

legenda: Armando Moretti em Barra Bonita.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A história não caminha como se pensa
Vídeo Texto

Breno Augusto dos Santos

A história não caminha como se pensa
Uma mulher apoiando as outras
Vídeo Texto

Ana Lucia Pedro Fontes

Uma mulher apoiando as outras
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.