Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 26 de janeiro de 2004

Da vida no mar para a vida na terra

Esta história contém:

Da vida no mar para a vida na terra

Vídeo

Meu nome é Roberto da Cruz Raposo. Nasci em Belém do Pará, no dia seis de junho de 1958.

Meu ingresso na Petrobras se deu em 1980. Fiz um curso de formação de oficiais da Marinha Mercante. Fiz minha opção para trabalhar na Petrobras, embarcado, viajando no navio da Petrobras. Nessa ocasião, vim fazer meu estágio diretamente aqui. Após seis meses desse estágio probatório, fui aprovado e fiz uma prova de avaliação para ser admitido.

Fiquei de 1980 até 1987 trabalhando como oficial da Marinha Mercante. Em seguida, fiz um curso de Técnico de Segurança no Trabalho. Nessa época, de 1987 para 1988, também se podia fazer admissão através de um processo seletivo interno. Participei de um processo seletivo interno, para trabalhar no quadro de terra. Daí em diante, fiquei trabalhando como Técnico de Segurança até hoje. Não entrei através de concurso. O estágio encaminhava e nós fazíamos uma prova. Como a Empresa precisava de gente, fazíamos apenas uma seleção. Nessa ocasião, fui aprovado. Entrei como oficial da Marinha Mercante, fiquei viajando de 1980 até 1987. Foi na mesma ocasião que eu fiz o curso de Técnico de Segurança do Trabalho. Acabei optando por Técnico porque viajar é bom, mas tem os contra-tempos, essa história de ficar muito tempo ausente de casa, essas coisas todas. E também fiz essa opção porque acreditava que teria mais oportunidade vindo trabalhar em terra. Então, foi por isso.

Meu trabalho era embarcado. Trabalhava nesses navios que traziam petróleo, navios de longo curso. Viajávamos para o exterior, pois havia uma carência de petróleo muito grande no país. Trabalhávamos direto indo para o Golfo Pérsico, indo nas áreas onde o Brasil importava petróleo. Nós íamos buscar esse óleo. Por ocasião desse trabalho, tive a oportunidade de conhecer alguns lugares exóticos. O nosso trabalho era um trabalho simples, mas de muita responsabilidade.

Oficial de Náutica cuida da parte de navegação da...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Ronaldo Cevidanes Nunes Machado
Vídeo Texto

Ronaldo Cevidanes Nunes Machado

Ronaldo Cevidanes Nunes Machado
Teatro em alto mar
Texto

Claude Haguenauer

Teatro em alto mar
Banco Soares Marinho
Vídeo Texto

Henrique Sabóia

Banco Soares Marinho
Movido por desafios
Vídeo Texto

Cândido Cotta Pacheco

Movido por desafios
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.