Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Barbara Ivo
Por: Barbara Ivo, 3 de abril de 2024

Crônica sobre o tempo

Esta história contém:

Crônica sobre o tempo

Ela iniciava a sua jornada naquela família de axé enquanto ele ainda menino rodopiava entre os quartos de santo, barracão e o ajardinado terreno da roça de candomblé. Tudo aquilo era o quintal da meninice dele onde se valia da vantagem de ter nascido neto do pai de santo e esquivava das tarefas de manutenção da casa como lavar a louça, varrer o chão, depenar galinhas...

Durante a iniciação dela, assim como de outros barcos, ele aparecia para visitar os recolhidos, fazia graça, dançava a coreografia da moda e relatava as aventuras daquele dia. Ela tinha o hábito de tomar a benção dele, ele apesar da pouca idade era mais velho de santo. De início ele não respondia ao pedido de benção dela, estava ocupado demais em ser menino. Com o tempo ela passou a cobra, dá para me abençoar?

O tempo passou, a vida ganhou novos contornos e o menino já não era tão menino, começava amadurecer. Fortaleceu amizades com outros jovens de axé e com isso ganhou uma nova consciência. Um dia ela foi tomar-lhe a benção, como de costume, ele prontamente abençoou e ajudou-a levantar-se. Naquele gesto ela soube, deixou de ser menino.

Sempre batucando passava horas passava horas envolvido pelas vozes dos atabaques quando menino. Através do feitiço do tempo passou a comandar as rodas de candomblé. O que não passava de um moleque de camiseta atrás dos atabaques deu lugar a um jovem atento e bem trajado.

Então aconteceu uma festividade em homenagem à mãe de santo, sua avó, e ele se empenhou de forma tão intensa para o sucesso daquela noite que ela sentiu orgulho do homem que estava se tornando. Em certa ocasião ela chegou na roça e ele estava sozinho na cozinha preparando as comidas sagradas. Ao ver a cena sentiu que um caminho sem volta se expandia nele, a responsabilidade.

Rapidamente para ele não bastava mais tocar o candomblé em dia de festa. Era preciso abraçar o antes e o depois. E assim o fez. Passou a aprender o que não...

Continuar leitura
Palavras-chave: amadurecer, tempo, candomblé, pai
Fechar

kalamu funfun

Dados da imagem cumprindo a semana de Oxalá  das obrigações de 3 e 5 anos na temporada de julho de 2023

Período:
Ano 2023

Local:
Brasil / São Paulo / Franco Da Rocha

Imagem de:

História:
Crônica sobre o tempo

Crédito:
Fomo de Nanã

Palavras-chave:
candomble

cumprindo a semana de Oxalá das obrigações de 3 e 5 anos na temporada de julho de 2023

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
Meu amado Isidoro, pedaço de minha vida
Vídeo Texto
Precocemente adulta
Texto

Stefan Wohl

Precocemente adulta

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.