Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

São vários objetos que guardo com carinho ao longo dos anos, escolhi para relatar a história de um aluno que passou pela minha vida e ensinou-me a amar, respeitar e ter mais carinho pelas crianças. Recém formada, em 1986, comecei a dar aulas na Escola Estadual Laura Lopes, em São Caetano do Sul, para o 4º ano do Ensino Fundamental I. Tinha um aluno que era muito indisciplinado, não se interessava pelos estudos (como era inexperiente, não entendia o comportamento deste aluno e ficava muito preocupada e ansiosa com o seu desempenho). No mês de outubro, uns dois dias antes da comemoração do Dia dos Professores, marquei uma prova e pedi para ninguém faltar nesse dia Exatamente no dia da prova, o aluno Willians faltou. Era uma terça-feira e, neste dia, tinha feira no bairro. As crianças costumavam faltar para ajudar os feirantes e ganhar um dinheiro para ajudar a família. No dia seguinte, quando Willians veio à aula, não perguntei o motivo da falta. Já fui dando bronca, falando que ele iria ficar sem fazer a prova e estaria com zero de nota. Nunca esqueci seu olhar, com um pacote na mão falando: - Professora, trabalhei na feira ontem para poder comprar este presente para a senhora, pelo Dia dos Professores. Era um cavalo de cerâmica. Chorei de emoção, quando lembro, peço a Deus que ele tenha um futuro brilhante. Aprendi com a atitude deste meu aluno Willians a refletir e a ouvir antes de tirar conclusões precipitadas. Hoje, procuro conhecer meus alunos como um todo, saber a sua história de vida e buscar caminhos para ajudá-los. “O excelente educador é aquele que abraça os outros quando todos os rejeitam. É o que ensina a chorar falando de suas próprias lágrimas.” (Augusto Cury) (Depoimento de setembro de 2008)

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A visão de um homem de fé
Texto

Elton Pinheiro Carru

A visão de um homem de fé
A cerâmica que molda a vida
Vídeo Texto

Rosemiro Pinheiro Pereira

A cerâmica que molda a vida
Elton Pinheiro Karru
Texto

Elton Pinheiro Karru

Elton Pinheiro Karru
Música e cerâmica
Vídeo Texto

Sérgio Adelchi Bonádio Weiss

Música e cerâmica
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.