Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Meu nome é Yolanda Casagrande Gomes, nasci em 11 de novembro de 1918, filha de espanhola e neta de italianos. Meu pai era Ernesto Casagrande e minha mãe, Josefa Manzano Castilho. O lugar onde nasci pertencia a Campos Novos Paulista, atualmente é o município de Ocauçu, na Alta Paulista.

Meus avós italianos vieram de Tarzo, região de Treviso, norte da Itália. Inicialmente foram para Minas Gerais, cidade de Montes Claros, onde ficaram durante alguns anos para formar um cafezal para um fazendeiro. Meu pai nasceu em Montes Claros.

Após a formação do cafezal ganharam o dinheiro suficiente para comprar as terras no estado de São Paulo, onde era mata virgem e teriam a chance de desbravar e transformar em terras cultivadas. Havia um rio que recebeu o nome de Rio dos Casagrande, esse rio foi muito importante para a cidade e por ele tenho um carinho muito especial.

Meu avô italiano, Celeste Casagrande foi o fundador da cidade. Ele cedeu as terras onde se iniciou a cidade, que naquela época sempre começava pela construção da igreja, inicialmente recebeu o nome de Santo Antonio da Boa Vista, posteriormente, em homenagem a ele, recebeu o nome de Casagrande, e na época da guerra passou a se chamar Ocauçu ( oca= casa, uçu= grande, na linguagem indígena).

Não havia escola. O meu pai e os irmãos mais velhos tiveram como mestre o filho de um administrador de fazenda. Depois meu pai se tornou professor dos irmãos mais novos e primos. Meus pais tiveram 9 filhos: Alcides, eu, Benedito, Aparecido, Nair, Rubens, Maria, Celeste, Olinto.

Quando viram que havia muita criança no patrimônio meu pai e meus tios resolveram construir uma escola e todas as carteiras, mesas, cadeiras necessárias. Foram buscar em Campos Novos, que era a comarca, uma cidade bem desenvolvida para a época, a professora Guilhermina que ficou morando na casa da minha nona.

Foi uma infância de muito trabalho, mas de grande alegria. As famílias que eram parentes moravam perto uma das...

Continuar leitura
Fechar

Início do século XX - Família Casagrande

Dados da imagem personagem: Da esquerda para a direita, os irmãos Casagrande: Vitório, Augusto, Ricardo,  Augusta, Ernesto, Pedro, José, Maria Nadai com Angelina no colo, Jácomo. Sentados: Ângela DAltoê e Celeste Casagrande.<br />historia: Foto tirada para marcar a união da família no Brasil.<br />

Período:
Ano 1915

Local:
Brasil / São Paulo / Ocauçu

Imagem de:
Yolanda Casagrande Gomes

História:
Casagrande

Tipo:
Fotografia

personagem: Da esquerda para a direita, os irmãos Casagrande: Vitório, Augusto, Ricardo, Augusta, Ernesto, Pedro, José, Maria Nadai com Angelina no colo, Jácomo. Sentados: Ângela DAltoê e Celeste Casagrande.
historia: Foto tirada para marcar a união da família no Brasil.

Família Casagrande crescendo

Dados da imagem personagem: Janela: Josefa, Alcides, Ernesto, Yolanda (eu); Amália, Carmela, Augusta. Esq: Maria e Hugo, Ricardo e Zilda, Celeste, Ângela, Angelina, Ernesto, Maria, José, Augusto. Cavalos:Jácomo, Vitório, Alberto<br />historia: Foto mostrando o crescimento da família Casagrande e a miscigenação com outras famílias imigrantes.<br />

Período:
Ano 1920

Local:
Brasil / São Paulo / Ocauçu

Imagem de:
Yolanda Casagrande Gomes

História:
Casagrande

Tipo:
Fotografia

personagem: Janela: Josefa, Alcides, Ernesto, Yolanda (eu); Amália, Carmela, Augusta. Esq: Maria e Hugo, Ricardo e Zilda, Celeste, Ângela, Angelina, Ernesto, Maria, José, Augusto. Cavalos:Jácomo, Vitório, Alberto
historia: Foto mostrando o crescimento da família Casagrande e a miscigenação com outras famílias imigrantes.

Um ramo da família Casagrande

Dados da imagem personagem: Alcides Casagrande, Josefa Manzano Castilho, Yolanda Casagrande (eu), Ernesto Casagrande.<br />historia: Família Casagrande aumentando.<br />

Período:
Ano 1921

Local:
Brasil / São Paulo / Ocauçu

Imagem de:
Yolanda Casagrande Gomes

História:
Casagrande

Tipo:
Fotografia

personagem: Alcides Casagrande, Josefa Manzano Castilho, Yolanda Casagrande (eu), Ernesto Casagrande.
historia: Família Casagrande aumentando.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.