Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 16 de fevereiro de 2005

Na ditadura, a gente nem fala.

Esta história contém:

Na ditadura, a gente nem fala.

Vídeo

Meu nome é Carlos Henrique Pereira da Silva. Nasci em Natal, no dia nove de fevereiro de 1959.

Ingressei através de um concurso que teve no ano de 1979. Estava terminando o Colégio Militar, quando soube do concurso. Fiz e passei.

Fui trabalhar na área de Suprimento, hoje chamada de SOP - OM [Suporte Operacional da Oficina de Manutenção], em Natal. Em 1994, fui transferido para Mossoró, para trabalhar na parte de Suprimentos. Em 1999, fiz um Curso de Técnico em Informática Industrial e, como conseqüência, fiz o Curso de Técnico de Instrumentação. No mês de abril de 1999, fui transferido para o SOP - OM, onde fazia calibração em válvulas de gás livre. Essas válvulas vinham do mar para manutenção, limpeza e calibração. Depois, retornavam ao poço, para fazerem a elevação do petróleo.

A Petrobras é uma das empresas mais importantes para Mossoró. Além dos empregos diretos, tem os indiretos, como no comércio. Como é uma Empresa grande, compra muito material e tem muito prestígio. É respeitada e todos querem tê-la aqui para que Mossoró continue se desenvolvendo.

Em 1982, fui trabalhar em Capuí. Lá não tinha como nos comunicar. A comunicação era feita por rádio amador. Minha esposa ia para a base e, pelo rádio amador, nos comunicávamos. Ficava em Capuí por cerca de 15 a 20 dias. Mas as coisas foram evoluindo. Hoje em dia, tudo está diferente, mais fácil.

Sempre fui sindicalizado. Nunca participei da diretoria, mas sempre ajudava quando precisava, quando tinha alguma coisa para fazer, alguma greve. O tempo foi passando e, na eleição passada, fui convidado para participar da diretoria. Assumi o cargo de Conselheiro Fiscal. As conquistas do Sindicato para os trabalhadores foram muitas. Principalmente, para os mais novos, já que a Petrobras, há algum tempo, estava retirando seus direitos. Por exemplo, no próprio anuênio. A Empresa não queria dar gratificação de férias, mas apenas uma parte. Queriam...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.