Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 24 de setembro de 2014

Cantando e chorando

Esta história contém:

Cantando e chorando

Meu nome é Karin Poljana do Vale Ludwig, nasci em 29 de janeiro de 1971, em São Paulo. Minha mãe é Marieta do Vale Santos, nasceu em 1941 em Ilhabela. Meu pai é Salvino Ludwig, ele nasceu na Iugoslávia. Ele veio com a minha avó e com o meu avô, a história que eles contam é porque eles estavam fugindo da Segunda Guerra, meu avô tinha sido recrutado pra lutar por Hitler e não queria. Meu avô é austríaco, mas morava na Itália. Meu pai chegou a fazer a Marinha Mercante na Itália uma época também, então ele sempre cuidou da parte de embarcação basicamente fazendo vistorias em navios. Ele seguiu a vida toda fazendo isso. A minha mãe é formada em Pedagogia e a vida toda ela deu aula pra criança. Meu irmão é Kilian Axel do Vale Ludwig e ele também está na área de embarcação, de vistoria de navio também, seguiu o meu pai. Meu pai é uma pessoa bem calma. Assim tranquilo, absolutamente tranquilo, nunca brigava, uma pessoa bem calma. Minha mãe já é mais agitada. Minha mãe conta que são descendentes de portugueses e espanhóis. Por parte de pai são iugoslavos e austríacos. E a família da minha mãe lá de Ilhabela. Cresci em um bairro maravilhoso de São Sebastião que chama Pontal da Cruz. Ele é um bairro residencial assim de casas grandes, todas as casas lá são grandes, as calçadas de aqueles paralelepípedos. A gente brincava muito na rua, muito mesmo, tinha os vizinhos da casa da frente e naquela época não tinha problema a gente brincar na rua. A gente vivia ou na praia ou na rua e também subindo tinha umas fazendas. Então a gente comia amora no pé, carambola, jaca, limão cravo, bebia água em riacho, fazíamos piquenique.

A escola também era muito boa. Eu lembro assim, bem pequenininha e eu tinha um cabelo na cintura e minha mãe penteava aquele cabelo, trançava, fazia fita, passava creme, ela que cuidava do cabelo. Eu lembro que eu era apaixonada por um menino da escola. Era Denis, o pimentinha. Foi o meu primeiro amor...

Continuar leitura
Fechar

Período:
Ano 1972

Local:
Brasil / Sao Sebastiao

Imagem de:
Karin Poliana do Vale Ludwig

História:
Cantando e chorando

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
década de 70, retratos

Retratos de Karin quando pequena.

Cículo no chão

Dados da imagem Foto tirada na casa de família em são Sebastião. O círculo no chão foi feito pelo pai de Karin, para marcar a posição em que a filha deveria ficar para tirar a fotografia. Karin não parava quieta.

Período:
Ano 1973

Local:
Brasil / Sao Sebastiao

Imagem de:
Karin Poliana do Vale Ludwig

História:
Cantando e chorando

Crédito:
Salino Ludwig

Tipo:
Fotografia

Foto tirada na casa de família em são Sebastião. O círculo no chão foi feito pelo pai de Karin, para marcar a posição em que a filha deveria ficar para tirar a fotografia. Karin não parava quieta.

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Museu da Pessoa – Conte sua história

Histórias de Esperança – 29 anos do Projeto Criança Esperança

Depoimento de Karin Poljana do Vale Ludwig

Entrevistada por Tereza Ruiz

São Paulo 24/09/2014

Realização Museu da Pessoa

Entrevista HECE_HV_17

Transcrito por Ana Carolina Ruiz

P/1 – Primeiro, Karin, eu vou pedir pra você falar pra gente o seu nome completo, data e o local de nascimento.

R – Tá. É Karin Poljana do Vale Ludwig, 29 de janeiro de1971 e nasci em São Paulo.

P/1 – Agora o nome completo, data e o local de nascimento do seu pai e da sua mãe.

R – Putz. Espera aí. Do meu pai é na Iugoslávia, minha mãe é Marieta do Vale Santos, nasceu em 1941 em Ilhabela. Meu pai é Salvino Ludwig... eu sou ruim de conta.

P/1 – Não tem problema se não souber a data. Só o local de nascimento.

R – Ele nasceu na Iugoslávia.

P/1 – Você sabe por que ele veio pro Brasil?

R – Olha, ele veio com a minha avó e com o meu avô, a história que eles contam é porque eles estavam fugindo da Segunda Guerra, estava meio tumultuado, meu avô tinha sido recrutado pra lutar por Hitler e não queria. Meu avô é austríaco. Basicamente tentando fugir da guerra, fugindo daquela situação de guerra.

P/1 – E teu pai tinha qual idade quando eles vieram?

R – Olha, meu pai chegou aqui antes de 62, antes de 1960. Eu sou ruim de conta, eu não sei te falar, mas eu sei que foi antes de 1960 que ele chegou aqui.

P/1 – E você sabe os seus avós paternos quando eles vieram pro Brasil com o que eles foram trabalhar? Onde eles se estabeleceram e o que eles foram fazer?

R – Então, meu avô, e meu pai depois seguiu essa carreira também, eles sempre cuidaram de navios. Meu pai é engenheiro náutico e meu avô também trabalhava nessa área.

P/1 – E quando eles vieram pro Brasil eles se estabeleceram onde?

R – São Sebastião.

P/1 – Conta pra gente então um pouco o que seu pai fazia profissionalmente, você já citou um pouco, se você...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O “chef” das causas sociais
Vídeo Texto

Edson Camilo Leite

O “chef” das causas sociais
Vídeo Texto

Marina Vaz da Costa Vianna

"Eu só acredito nas mães"
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.