Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: André Muller
Por: Museu da Pessoa,

Caminhos entre carreira e a vida

Esta história contém:

Eu e meus irmãos somos a primeira geração da família de São Paulo. O meu pai é mineiro, com família de Minas e também de Goiás, e a minha mãe é do Rio Grande do Sul. Então, eles se casaram e desde o início moraram aqui em São Paulo.

Na minha casa, éramos muitos irmãos, então ela tinha um convívio complexo. Éramos quatro meninos e ficávamos em um só quarto com duas beliches. No outro quarto, ficava minha única irmã mulher. Mas não lembro de ser uma coisa difícil, funcionávamos bem juntos, minha mãe conseguia disciplinar aquela turma de crianças. Minha família era um misto de sensações muito gostosas e em contrapartida, algumas muito pesadas. O meu pai era nove anos mais velho que a minha mãe e estava seguindo uma carreira executiva, enquanto ela era uma moça do interior que ainda contava muito com o protecionismo materno. Esse tipo de coisa dava choque, então ele nunca tiveram um relacionamento pacífico. Apesar disso, fazíamos muitas coisas juntos, como ir de carro para rio de Janeiro, Minas Gerais Porto Alegre... Fizemos muitas viagens, que sempre contavam com uma briga deles. A vida deles era tão tumultuada e conflituosa, que eles acabaram se separando. Só que eles se separaram e continuaram morando na mesma casa, porque eram épocas difíceis e ninguém estava com dinheiro para ir morar longe do outro. Eu comecei bem cedo na escola. Como na minha rua tinha uma que se chamava Escola dos Anjos, entrei por volta dos cinco anos nela, e acho que ainda fiz uma pré-escola ainda ainda, quando moramos em Santo Amaro, no Alto da Boa Vista. Fiquei mais ou menos um ano na Escola dos Anjos até entrar no Pio 12, onde estudei quase a minha vida inteira, contando apenas com o intervalo em que fui para os Estados Unidos.

Eu tinha uma certa inocência ao imaginar os Estados Unidos como um lugar moderno e charmoso, estava muito entusiasmado. Só que minha vida pessoal lá foi a pior possível. Durante um mês, era brasileiro,...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Caminhos entre carreira e a vida
Local de produção: Brasil / São Paulo
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: André Muller

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma mulher apoiando as outras
Vídeo Texto

Ana Lucia Pedro Fontes

Uma mulher apoiando as outras
Transformando a dor em alegria
Texto

Eduardo Cômodo Valarelli

Transformando a dor em alegria
Tem tanta luta na minha história
Vídeo Texto

Semayat Silva e Oliveira

Tem tanta luta na minha história
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.