Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Mano Oxi
Por: Mano Oxi, 3 de outubro de 2025

biografia Mano Oxxi

Esta história contém:

Biografia Oficial

Mano Oxxi

(Agnaldo Munhoz de Camargo)

Mano Oxxi, nome artístico de Agnaldo Munhoz de Camargo, nasceu em 1977, no Morro da Cruz, em Porto Alegre (RS). Filho de Jacy Munhoz de Camargo e de Roberto Pinheiro da Luz, cresceu em meio à um bolsão de miséria periférica.

Não carregou o sobrenome do pai biológico, e essa marca de identidade também se transformou em símbolo de resistência. Teve oito irmãos – Marco Aurélio, Vera Regina, Jane Camargo, Deovaldo Camargo, Euclides Camargo, Raimundo Camargo, Orlando Munhoz e Mara Camargo da Luz – e desde cedo enfrentou a pobreza, o preconceito e a violência estrutural.

Viveu em diversas comunidades de Porto Alegre – Vila Pinto, Vila Divinéia, Bom Jesus, Mato Sampaio, Vila Jardim – até que, aos 9 anos de idade, mudou-se para o Morro Santa Tereza, território que se tornou seu espaço formador de juventude, cultura e militância.

Dessa experiência concreta de exclusão e de solidariedade comunitária nasceu o artista, o militante e o intelectual periférico que marcaria gerações.

Pai de Patrick Camargo, Luara Camargo, Aldrey Camargo, Julie Camargo, Dandara Camargo e Cael Camargo, reafirma em sua vida pessoal o compromisso com a ancestralidade, a memória e o futuro.

Trajetória Artística

O rap foi a ponte entre a dor e a esperança. Mano Oxxi fundou, no início dos anos 2000, o lendário grupo DNAMC’s – Dinastia Negra Absoluta, que se consolidou como um dos pilares do rap gaúcho.

Em 2002, lançou o disco O Pesadelo do Sistema, o Orgulho da Periferia, um manifesto musical que trouxe à tona as vozes silenciadas da juventude negra e periférica da zona sul de Porto Alegre-RS.

Em 2018, retornou com força à cena, lançando o álbum Segue Valendo o Nosso Objetivo, disponibilizado no YouTube, com 8 faixas inéditas – entre elas Zumbi Vive, Nossa Vida e Estado Torto – reafirmando sua maturidade artística e política.

O disco contou com produções de DJ...

Continuar leitura
Fechar

MANO OXXI

Dados da imagem Foto: Marcelo Nunes

Período:
20/11/2020

Local:
Brasil / Rio Grande Do Sul / Porto Alegre

Imagem de:

História:
biografia Mano Oxxi

Crédito:
marcelo nunes

Palavras-chave:
rap

Foto: Marcelo Nunes

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Tem tanta luta na minha história
Vídeo Texto

Semayat Silva e Oliveira

Tem tanta luta na minha história
O “chef” das causas sociais
Vídeo Texto

Edson Camilo Leite

O “chef” das causas sociais
A poesia como militância
Vídeo Texto
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.