Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Autobiografia de Francisco Barbosa do Santos

Esta história contém:

Autobiografia de Francisco Barbosa do Santos

AUTOBIOGRAFIA DE FRANCISCO BARBOSA DOS SANTOS Meu pai, teu bisavô veio para Santos em 1953 quando eu tinha apenas 01 ano de idade. Meus irmãos são Wilton Barbosa dos Santos e Suely Barbosa dos Santos, a mais velha entre nós. Tivemos uma vida muito difícil pois teu bisavô, tapeceiro, como a maioria dos cariocas daquela época, era um boêmio. Virtuoso no cavaquinho e bandolim integrava os grupos de Choro do bairro do Marapé onde fomos morar. Vivia o velho Carioca, como era conhecido, envolvido com mulheres e tua bisavó sofreu demais com isso. Mas permaneceram juntos até o fim. Faleceram na entrada do terceiro milênio, no Rio de Janeiro, para onde retornaram lá pelos anos 70 juntamente com meu irmão ( teu tio-avô) Wilton. Eu, teu avô, Francisco Barbosa dos Santos foi quem te passou o nome dos Barbosas, oriundos da Quinta dos Barbosas, Portugal, na pessoa de teu tataravô, por parte de pai, Sr. José Neves Barbosa, um português de olhos verdes, pai de minha mãe, tua bisavó, Sra.Georgina Barbosa dos Santos (nome de solteira Georgina Neves Barbosa). Ingressei no que se chamava de Parque Infantil, aos cinco anos de idade, mais precisamente no Parque Infantil Alcides Lobo Vianna, na av. Pinheiro Machado, ao lado do mercadinho do Marapé. De lá, passei para o curo primário no Grupo Escolar Braz Cubas, na mesma avenida, em prédio hoje extinto pois a escola funciona hoje em outro endereço. Conclui o meu curso primário e passei para o Colégio Marques de São Vicente, na avenida Bernardino de Campos para me preparar para ingresso no que se chamava de curso Ginasial. Ou seja, havia um tipo de vestibular para se ingressar no Ginásial e a preparação durava um ano inteiro de muita revisão e estudos. Lembro das austeridade dos professores daquela época e da extrema disciplina que havia em todas as instituições por onde passei, uma realidade totalmente diferente do teu tempo, querido neto. Não vou me estender em relatar todos os detalhes pois,...

Continuar leitura
Fechar

Ana Paula e você ainda bebê

Dados da imagem Prontos para sair em dia de inverno

Período:
Ano 2012

Local:
Brasil / São Vicente

Imagem de:
Francisco Barbosa dos Santos

História:
Autobiografia de Francisco Barbosa do Santos

Crédito:
Bubú

Tipo:
Fotografia

Prontos para sair em dia de inverno

Frederico e Buboo Francisco

Dados da imagem Fotos em familia

Período:
Ano 2019

Local:
Brasil / Baixada Santista

Imagem de:
Francisco Barbosa dos Santos

História:
Autobiografia de Francisco Barbosa do Santos

Crédito:
Francisco Barbosa

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
frederico e buboo

Fotos em familia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Os caminhos internos e externos de Maria Lúcia
Texto
Quem manda aqui sou eu!
Vídeo Texto

Antonia Bezerra de Oliveira

Quem manda aqui sou eu!
O passado se revela
Vídeo Texto

Karina da Silva Scheyer

O passado se revela
Ontem aluna, hoje professora
Vídeo Texto

Rafaela Palma Pinto

Ontem aluna, hoje professora
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.