Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Samara Bastos, 20 de novembro de 2019

As superações de Seu João

Esta história contém:

As superações de Seu João

Seu João Batista Oliveira de Liz, tem 66 anos de idade, nasceu no ano de 1953, no estado de Rio Grande do Sul, localizado no sul do Brasil. Não considera sua infância feliz, passou muitas dificuldades, a mãe, dona Tereza contava com a ajuda de outras pessoas para criar seu João, suas duas irmãs e dois irmãos. Quando atingiu a idade de 08 anos, o natal ficou marcado em sua vida, seu João não ganhou presentes e nem tinha o que comer, daquela noite em diante a data comemorativa perdeu o sentido e até hoje ele não comemora com sua família. Com 09/10 anos começou a trabalhar e por isso estudou somente até o 4º ano. Nesse período teve um professor que o inspirou quanto ser humano, o professor Antônio, que era exigente, fazia os alunos pagarem castigo, mas para seu João foi o modelo de pai que ele teve e o homem que se tornou hoje, deve ao seu professor. Durante a adolescência sonhava ser técnico em eletrônica, não saía muito de casa com a família, somente com amigos para jogar bola. Não tendo o dinheiro para pagar o curso, resolveu vender sua roupa de domingo para dar a entrada que precisava, em seguida trabalhou bastante e juntou o dinheiro para pagar tudo de uma vez, estudou por correspondência e recebia as apostilas mês a mês. Foi um homem namorador, até conhecer a sua esposa, na qual precisou fugir para casar. Após casar, voltou para a casa dos pais dela, moraram um tempo com eles, até irem adquirindo seus móveis. Tiveram 08 filhos e vivem felizes, se sente realizado em sua profissão e ainda tem o sonho de construir uma casa. Este homem, grande exemplo de vida na comunidade, se emocionou e ficou feliz em poder dividir sua história com as crianças, deixou o ensinamento para as crianças estudarem, serem educados e nunca desistirem de seus sonhos.

Palavras-chave: conquista, sonho, lages, superação
Fechar

João Batista Oliveira

Dados da imagem ENTREVISTA NA EMEB FREI BERNARDINO

Período:
Ano 2019

Imagem de:
João Batista Oliveira de Liz

História:
As superações de Seu João

Crédito:
MARINA TEODORA DIAS

Tipo:
Desenho

ENTREVISTA NA EMEB FREI BERNARDINO

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Olhar para o outro
Vídeo Texto

José Eduardo Marino

Olhar para o outro
Uma mulher apoiando as outras
Vídeo Texto

Ana Lucia Pedro Fontes

Uma mulher apoiando as outras
Maria Benedicta do Nascimento
Vídeo Texto

Maria Benedicta do Nascimento

Maria Benedicta do Nascimento
Vídeo Texto

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.