Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Silvio Almeida Bueno
Por: Museu da Pessoa, 28 de agosto de 2002

As olimpíadas de Itaipu

Esta história contém:

As olimpíadas de Itaipu
Fechar

Abertura Olímpiada

Dados da imagem Engenheiro representante da Conempa (firma paraguaia que existe até hoje). Hasteamento da bandeira paraguaia na abertura das olímpiadas de 1980, Primeiro de maio.

Período:
Ano 1980

Local:
Brasil / Paraná / Estádio Do Canteirão

Imagem de:
Silvio Almeida Bueno

História:
As olimpíadas de Itaipu

Crédito:
Silvio A. Bueno

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
esporte, cerimônia, bandeira, paraguai, olimpíada

Engenheiro representante da Conempa (firma paraguaia que existe até hoje). Hasteamento da bandeira paraguaia na abertura das olímpiadas de 1980, Primeiro de maio.

Olímpiada de 1982

Dados da imagem Primeiro: Silvio A. Bueno, encarregado da recreação recebe no estágio do canteirão para a abertura das Olímpiadas de 82. Segundo: Francisco Fortes Filho, engenheiro responsável pela Unicom. Terceiro: General Costa Cavalcanti, autoridade máxima na Itaipu. Quarto: outro engenheiro da Itaipu. Arquibancadas lotadas bem como um campo todo. O engenheiro Fortes Filho trouxe o depoente de Xavantes (SP). Ocasião de muita amizade, o esporte desviava atenção durante o tempo ocioso.

Período:
Ano 1982

Local:
Brasil / Paraná / Estádio Do Canteirão

Imagem de:
Silvio Almeida Bueno

História:
As olimpíadas de Itaipu

Crédito:
Silvio A. Bueno

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
esporte, campeonato, itaipu, itaipu binacional, olimpíada

Primeiro: Silvio A. Bueno, encarregado da recreação recebe no estágio do canteirão para a abertura das Olímpiadas de 82. Segundo: Francisco Fortes Filho, engenheiro responsável pela Unicom. Terceiro: General Costa Cavalcanti, autoridade máxima na Itaipu. Quarto: outro engenheiro da Itaipu. Arquibancadas lotadas bem como um campo todo. O engenheiro Fortes Filho trouxe o depoente de Xavantes (SP). Ocasião de muita amizade, o esporte desviava atenção durante o tempo ocioso.

Campeonato Municipal de Foz

Dados da imagem Time formado por filhos dos funcionários de Itaipu com objetivo de jogar partidas no campeonato municipal da cidade, antes de jogar contra o time da cidade. Eles se sagraram campeões do juvenil... Camiseta fez muito sucesso, bem aceita pelos funcionários, mais de 500 vendidas

Período:
Ano 1984

Local:
Brasil / Paraná / Foz Do Iguaçu

Imagem de:
Silvio Almeida Bueno

História:
As olimpíadas de Itaipu

Crédito:
Silvio A. Bueno

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
futebol, time, equipe, jogo, campeonato

Time formado por filhos dos funcionários de Itaipu com objetivo de jogar partidas no campeonato municipal da cidade, antes de jogar contra o time da cidade. Eles se sagraram campeões do juvenil... Camiseta fez muito sucesso, bem aceita pelos funcionários, mais de 500 vendidas

Campeonato

Dados da imagem Equipe de segurança da Unicom antes da primeira partida profissional, primeira divisão. No alto, à esquerda Gilberto Magalhães, funcionário da recreação; Silvio, o depoente; Zézinho, técnico da equipe profissional de futebol; o quarto é o segurança Rogério Zanella que além de segurança era da Academia de Box, ex adversário de Maguila - peso/pesado. Lutou em Foz e em SP.

Período:
Ano 1986

Local:
Brasil / Paraná / Estádio Do Canteirão

Imagem de:
Silvio Almeida Bueno

História:
As olimpíadas de Itaipu

Crédito:
Silvio A. Bueno

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
futebol, equipe, jogo, campeonato, segurança

Equipe de segurança da Unicom antes da primeira partida profissional, primeira divisão. No alto, à esquerda Gilberto Magalhães, funcionário da recreação; Silvio, o depoente; Zézinho, técnico da equipe profissional de futebol; o quarto é o segurança Rogério Zanella que além de segurança era da Academia de Box, ex adversário de Maguila - peso/pesado. Lutou em Foz e em SP.

Período:
Ano 1986

Local:
Brasil / Paraná / Foz Do Iguaçu

Imagem de:
Silvio Almeida Bueno

História:
As olimpíadas de Itaipu

Crédito:
Silvio A. Bueno

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
jogo, brasil, campeonato, paraguai, bocha

Final do campeonato de bocha no canto de obras. A final do campeonato com 18 duplas, brasileiras e paraguaias sem distinção de nacionalidade

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memorial do Trabalhador

Realização Instituto Museu da Pessoa

Entrevista de Silvio Almeida Bueno

Entrevistado por Marina

Foz do Iguaçu, 28 de agosto de 2002

Código: ITA_CB003

Transcrito por Écio Gonçalves da Rocha

P - Por favor, diga seu nome, local e data de nascimento.

R – Meu nome é Silvio Almeida Bueno, nasci no dia 26 de abril de 1935 na cidade de Xavantes no estado de São Paulo.

P – Qual era o nome dos seus pais e a atividade deles.

R – Papai era Edgar Almeida Bueno, farmacêutico, e a mãe Maria do Rosário Bueno, do lar.

P – Me diga por favor como é que você chegou aqui à Foz do Iguaçu, qual é o motivo da sua vinda.

R - Eu trabalhava na minha cidade num colégio, Dr. Ernesto Batista de Melo Júnior, e lá eu atendia o casalzinho filho de engenheiros, Dr. Fortes Filho, é o que veio chefiar a construção da barragem da Itaipu aqui. E a dona Luci esposa dele falou: “porque você não trás o Silvio pra cá?” Naquele tempo eu trabalhava, eu era professor de manha no colégio sendo diretor. A tarde eu era diretor da secretaria da Câmara Municipal e a noite eu dava aula no mesmo colégio. Ela falou: “Ele não vem.” Ele falou: “Ele não vem, ele tem três atividades.” Mas aí um rapaz que era de Ribeirão Carlos que tinha trabalhado em 76 aqui foi de férias pra lá e levou uma carta do Dr. Fortes pra mim me convidando pra vir trabalhar na Itaipu. Aí eu vim cheguei aqui não fichei na Itaipu. Fichei na Unicon que era a união construtora da obra de Itaipu, na qual o Dr. Fortes era o chefe principal, era o engenheirão chefe. No dia que eu cheguei aqui ele não estava, ele me passou para o Dr. André Luiz e me recebeu.

P – Que ano era esse?

R – 77.

P – E em que ponto tava aqui a situação? Como é que tava? Você lembra da primeira ________?

R – Lembro. Aí nós fomos fichados. O exame era numa casa de madeira lá na Almirante Barroso em Foz do Iguaçu. E lá fazia exame todo mundo junto. Os...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.