Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Aron Belinky
Por: Museu da Pessoa, 30 de maio de 2008

Aron Belinky

Esta história contém:

IDENTIFICAÇÃO

Meu nome completo é Aron Belink, eu nasci em São Paulo em 14 de outubro de 1963.

FORMAÇÃO

Eu estudei administração pública e geografia, na GV e na USP. Fiz junto.

Na verdade, eu fiz no comecinho, agronomia. Eu fiz dois meses de agronomia, que eu achava que a coisa tinha que vir pelo lado da terra, das pessoas, lá nos anos 80. Só que aí eu achei agronomia técnica demais e fui pra geografia.

ATIVIDADE ATUAL

Atualmente, eu sou um consultor autônomo, mas muito envolvido com ONGs e com o terceiro setor. Trabalho um pouco com a Akatu, um pouco com o Ethos, trabalho na EJA 26 000, trabalho no GAL, que é o grupo de articulações de ONGs Brasileiras de ISO 26 000, e em algumas empresas com consultoria, palestras.

TRAJETÓRIA PESSOAL

Minha primeira carteirinha de movimentos sociais é de 1973, eu tinha nove aninhos. Eu fui pescar com meu pai no rio Araguaia, ele gostava do interior, do mato. Ele era da cidade, mas sempre gostou da natureza e aí eu fiquei totalmente apaixonado pela natureza. Eu já gostava e convivendo lá com os índios, com o rio, com os bichos, com a floresta, eu fiquei com aquilo como uma coisa que já me falava por dentro e continua falando muito. E aí eu fui me engajando, comecei a me filiar a entidades, comecei a passar abaixo-assinado na oitava série, em 1979 pro Paulo Nogueira Neto, que até hoje está aí. Quer dizer, fui já a palestras, essa coisa toda e fui me envolvendo. Depois me envolvi em política estudantil, na época na GV; eu fui presidente do Centro Acadêmico, na época das Diretas Já. Aquela coisa de passeatas, se vestir de verde-amarelo, eu já estava nessa, que é a cidadania política. Quer dizer, eu fui mantendo essa carreira paralela. Quando eu estava na faculdade ainda, comecei a trabalhar na Pró-Juréia; a gente fundou a Pró-Juréia pra defender essa área que é do litoral sul de São Paulo. E fui me envolvendo nessa organização da sociedade, participei da fundação da SOS Mata...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Aron Belinky
Data: 30 de maio de 2008
Local de produção: Brasil / São Paulo
Personagem: Aron Belinky
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O vendedor de móveis
Vídeo Texto

Abrahão Joseph Epelboim

O vendedor de móveis
Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
A força de uma mulher nas alturas
Vídeo Texto
Lembranças de uma época difícil
Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.