Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Aposentadoria

Esta história contém:

Aposentadoria

No dia 12 de março de 1993 recebi do INSS a confirmação da minha aposentadoria. Foi proporcional, uma vez que corria rumores que o governo estava articulando uma reforma na previdência. Mesmo aposentado continuei trabalhando na Telpa, empresa de Telecomunicações da Paraíba.

No dia 30/06/98, ao completar 57 anos de estrada na vida, é que tive direito a suplementação da minha aposentadoria através da Fundação Sistel. Agora sim, estava aposentado. Graças a Deus, numa época em que se falava em privatização das Telecomunicações. Entre a aposentadoria do INSS e da SISTEL, participei de diversas reuniões que o DRH organizava sobre a preparação da aposentadoria. Diversos aposentados dissertaram sobre suas expediências, diversas psicólogas enunciaram seus conhecimentos sobre a nossa futura vida nova.

Assim, com o diploma na mão de aposentado e com as dicas e os ensinamentos adquiridos mergulhei na vida dos desocupados. Lembro-me que o presidente Fernando Henrique em um pronunciamento disse que éramos vagabundos. Respeito o seu ponto de vista, uma vez que ele também está inserido na nossa classe.

Agora que estou aposentado vou me organizar. Além do INSS, tenho uma previdência complementar e plano de saúde pela Fundação Sistel que graças a Deus ajuda manter a família.

Não preciso mais acordar cedo, pois não tenho mais obrigação de horário. Vou dormir após o almoço, aquela soneca mais demoradamente. Posso arrumar meu guarda-roupa só com camisetas, bermudas, um terno para as ocasiões solenes, chinelos, alpargatas e um sapato social que usarei quando for convidado para um casamento, batizado, formatura etc. Passei uns dias sem me ocupar em nada.

Sentia uma coisa estranha, me sentia ocioso. Passei 38 anos trabalhando a semana toda, às vezes nos fins de semana, até nos feriados e de repente sinto-me sem fazer nada. Saí atrás de um novo bico e fui trabalhar na TIM como terceirizado.

Passei mais um ano. Como o mercado de...

Continuar leitura

Imagens (1)

Fechar

APOSENTADORIA

Dados da imagem Marinaldo com seus filhos

Imagem de:
José Marinaldo Lula Leite

História:
Aposentadoria

Tipo:
Fotografia

Marinaldo com seus filhos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.