Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Gustavo de Castro Praxedes, 18 de janeiro de 2026

AFUÁ A TERRA DAS BICICLETAS

Esta história contém:

AFUÁ A TERRA DAS BICICLETAS

Afuá a terra das bicicletas Gustavo de Castro Praxedes Recentemente fizemos um mochilão pela Amazônia e quando digo que conhecemos Afuá, a pergunta é sempre a mesma: Afuá? Onde fica? Nunca ouvi falar! Pois bem! A cidade de Afuá, fica na ilha de Marajó, no estado do Pará e está apenas 2h de Macapá. Famosa por ser uma cidade sem carros, toda sua população se move em bicicletas. A bicicleta é o principal meio de transporte, tudo é feito por ciclistas, que usam as famosas bicitáxis para transportar pessoas, como também entregas comuns e serviços de emergência. Apelidada de "Veneza Amazônica" ou "Veneza Marajoara", suas casas estão sobre palafitas para se adaptarem às cheias do rio. Essa particularidade, criou um visual arquitetônico único e fez toda a diferença. Rodeada pela floresta amazônica e por diversos rios, entre eles o Capote e o Canal do Norte, Afuá possui uma paisagem única, exuberante, além do mais, ela possui um ritmo de vida diferente e uma cultura acolhedora, o que atrai ainda mais quem a visita. Para chegar a Afuá, foi uma aventura. Era final de tarde, partimos da orla de Macapá em um barco com capacidade para quase 300 pessoas. O bicho, parecia um avião. O cenário era de tirar o folego! O sol se pondo, deixava sua marca sobre o céu de Macapá, à medida que o barco se distanciava, víamos as luzes da cidade ficando para trás. A noite chegou e com ela a escuridão total. O barco fazia seu trajeto rotineiro. Adentrávamos o rio amazonas com sua imensidão, felizes como crianças que ganha um doce. Antes das 21h, aportamos em Afuá. A igreja de Nossa Senhora da Conceição, se destacava na escuridão da noite. O pequeno cais, repleto de moradores, aguardavam familiares e turistas que vinham conhecer a cidade. O movimento era grande. De pronto, chamamos uma bicitáxi. Qual o preço? 10 reais para deixar na pousada. Lucas Serrão (29), foi nosso motorista. Simpático, de pronto já se ofereceu para fazer um passeio no outro...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Transformações sociais no Pará
Vídeo Texto

Maria de Belém Rodrigues Dias

Transformações sociais no Pará

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.