Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Sonhei que uma amiga da mãe de uma grande amiga tinha falecido. Antes de morrer esta senhora pediu que a Samy (minha amiga) fizesse o cuidado e preparação de seu corpo. A senhora falecida antes de morrer endereçou à S. o pedido que cuidasse do corpo dela nos preparativos para o enterro (algo que me remeteu ao filme japonês ""A partida"" logo que acordei...). Eu ia à casa de S. (que era uma casa diferente da casa dela que efetivamente conheço), uma casa muito ampla e bonita também, com móveis antigos de madeira nobre. Era uma casa cumprida espacialmente falando. Lá no final do corredor, numa espécie de quartinho dos fundos, o corpo da senhora falecida estava alojado. S. já o tinha secado e passado um pano com algum produto para o corpo não feder. A pele do corpo (não era um corpo inteiro, mas meio corpo, da cintura da cima), enfim, a pele do corpo estava muito lisa e S. passava aquele pano com cuidado pra mantê-lo limpo. Conversávamos sobre outra pessoa que também havia morrido por aqueles dias, um rapaz chamado Jamal (não lembro bem) que era um psicólogo amigo de alguns colegas psis que haviam feito o processo de cuidado do seu corpo. Este jovem (Jamal) eu não conheço e, aliás, não conheço ninguém com este nome, enfim, ele havia falecido e tinha pedido que seus amigos cuidassem de seu corpo antes do enterro, porém a fiscalização os pegou e eles tiveram problemas com a polícia. No sonho era uma prática corrente amigos e familiares fazerem o processo de preparação dos corpos, pois a gente conversava sobre isso com naturalidade, como se fosse algo bem normal, mas esta prática era proibida pelo estado. As pessoas burlavam as regras, contudo. Numa outra cena eu estava na praia e a T. (uma colega psi) e seu marido também estavam. Eles estavam deitados na areia, T. com um maiô preto e seu marido também estava de cueca preta de praia e conversávamos sobre o governo Casagrande, dizendo que não dava mais pra votar nele, mas que Paulo...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: A Partida
Data: 28 de julho de 2020
Personagem: Sonhadora 1064
Autor: Inventário de Sonhos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A arte da liberdade.
Vídeo Texto

Paulo Pederneiras Barbosa

A arte da liberdade.
Meu corpo é político
Vídeo Texto

Maria Luisa Jimenez Jimenez

Meu corpo é político
Wilson Fernandes
Texto

Wilson Fernandes

Wilson Fernandes
Foco na vida
Vídeo Texto

Jefferson de Mello

Foco na vida

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.