Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

A mulher mais conhecida como "Maria"

Esta história contém:

A mulher mais conhecida como "Maria"

Dacilene do Nascimento Brito, nascida na cidade de Rio Branco Acre, no dia 27 de dezembro de 1974. Filha de Maria e Francisco, mãe de quatro filhas e companheira de Antônio, viveu sua vida uma boa parte na zona rural, junto aos seus pais e suas irmãs e irmão.

Dacilene, uma mulher extremamente inspiradora que passou por altos e baixos na vida, teve sua infância não tão bem aproveitada, desde cedo soube o que é saber ser adulta. Ela não pode estudar, pelas condições de vida da época e a separação de seus pais por um determinado período, que durante esse tempo o lado de seu pai e seus irmãos, enfrento grande dificuldades.

Daci passou sua infância sem frequentar a escola da forma certa e não concluiu os estudos, tendo que ajudar seus pais muitas vezes no trabalho do campo. Com o decorrer da idade, migrou para a zona urbana, onde passou a trabalhar e morar sozinha, fazendo trabalhos de diarista. Apesar de toda a sua luta diária, essa mulher nunca se desanimou, quem a conhece, sabe o quanto ela é única e faz a diferença na vida de muitos, seja desde o grande esforço de cuida de suas filhas, prezar pelos estudos delas, não é à toa que o principal conselho dela é: estude, Maria não se preocupa em criar suas filhas para casarem, ou serem boas mulheres, Maria fala que o essencial é a carreira, a vida, as oportunidades e ser livre e ser independente para ser quem você quiser ser e o eu você quiser ter.

Apesar da cara de brava, sua bravura vai além dos que pode imaginar, a bravura para enfrentar a vida é o que a mantém de pé, apesar disto seu coração não é tão firme assim, mesmo com a maldade do mundo, sua vontade de ajudar quando pode, como distribuir um jantar de natal aos moradores de rua é algo que mostra quem é essa mulher por dentro. Ela é conhecida por alguns com esse nome Maria, que mesmo não fazendo parte do verdadeiro nome, é seu, pois carrega em si, a força que cada Maria possui.

Esse apelido que...

Continuar leitura
Palavras-chave: mariasquenosinspiram

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma super mulher
Texto

Maria de Fátima Correia Lima

Uma super mulher
Biografia de uma mulher exemplar
Texto

Rosemeire Lucas de Lima

Biografia de uma mulher exemplar

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.