Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Silvia Carvalho
Por: Museu da Pessoa, 17 de agosto de 2023

A maneira de crescer é investindo em formação

Esta história contém:

A maneira de crescer é investindo em formação

Vídeo

Eu sou Silvia Maria Pereira de Carvalho, nasci em 28 de setembro de 1949 na Santa Casa de Itajubá, Minas Gerais. Minha família tinha uma tradição de dar o nome "Wenceslau", por causa do meu bisavô, Wenceslau Braz, que foi presidente do Brasil. No entanto, como veio uma menina, minha mãe se recusou a me chamar "Wenceslania". Então, recebi o nome de uma tia querida. Minha mãe, Lucy, era dona de casa e teve quatro filhos, sou a única menina, enquanto meu pai, Moacyr, era engenheiro e cuidou dela até o fim da vida dele.

Descendo do segundo casamento de meu avô materno. Ele era engenheiro elétrico e trabalhava nas linhas de transmissão de energia. Meu avô paterno estudou só até a 4ª série e montou uma tropa de burros para buscar mercadorias em Paraty e vendê-las no Sul de Minas, o que o levou a ficar bem de vida. O meu bisavô Wenceslau, vinha de uma família de fazendeiros ricos e entrou na política muito jovem. Convivi com ele até os meus 16 anos. Ele falava: “Eu conheci Dom Pedro II, andei no primeiro avião que veio pro Brasil, vi chegar o trem e agora eu tô vendo o Gagarin. Não sei o que tô fazendo aqui ainda porque meus amigos todos já foram”. O meu avô materno era advogado e morava no Rio de Janeiro. Acho que ele se casou com a minha avó porque ela era filha do presidente. Ele morreu num acidente de automóvel.

Eu morei em Minas por três meses, depois me mudei para São Paulo, mas lembro de Bragança, onde estudei em um colégio de freiras por meio semestre, enquanto meu pai trabalhava em um campo de pouso lá. Eu gostava de Bragança porque tinha muitos primos e podia andar livremente nas ruas, todo mundo te conhecia. Lembro também das festas na casa do meu bisavô, com muitas pessoas. Inclusive, o Natal era uma festança.

Em São Paulo, frequentei o colégio Sion, que tinha uma comida horrível que eu detestava e era forçada a comer pelas meninas mais velhas. Apesar disso, tive uma infância muito boa. Brinquei muito de...

Continuar leitura
Fechar

Casa rosa I

Dados da imagem Revista de outubro de 2004 com fotos da casa em que Silvia nasceu, um imóvel pintado de rosa e construído pelo seu bisavô, ex-presidente da República, Wenceslau Braz. Ela recorda que brincava muito na escadaria e no alpendre.

Período:
Ano 2004

Local:
Brasil / Minas Gerais / Itajubá

Imagem de:
Silvia Carvalho

História:
A maneira de crescer é investindo em formação

Crédito:
Lourdes Isabel

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
revista, itajuba, minas gerais, brazópolis, casa cor de rosa, wenceslau braz

Revista de outubro de 2004 com fotos da casa em que Silvia nasceu, um imóvel pintado de rosa e construído pelo seu bisavô, ex-presidente da República, Wenceslau Braz. Ela recorda que brincava muito na escadaria e no alpendre.

Casa rosa II

Dados da imagem Matéria da Revista de Brazópolis, de outubro de 2004, com fotos da casa em que Silvia nasceu. Ela lembra das suas brincadeiras na escadaria e no alpendre. 
A casa cor-de-rosa foi construída pelo seu bisavô, Wenceslau Braz.

Período:
Ano 2004

Local:
Brasil / Minas Gerais / Itajubá

Imagem de:
Silvia Carvalho

História:
A maneira de crescer é investindo em formação

Crédito:
Hélder Farias e Dias

Tipo:
Documento

Palavras-chave:
revista, casa cor de rosa, wenceslau braz, itajubá, minas gerais

Matéria da Revista de Brazópolis, de outubro de 2004, com fotos da casa em que Silvia nasceu. Ela lembra das suas brincadeiras na escadaria e no alpendre. A casa cor-de-rosa foi construída pelo seu bisavô, Wenceslau Braz.

Primeira comunhão

Dados da imagem Imagem da primeira comunhão de Silvia no Colégio Sion.

Período:
01/06/1959

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Silvia Carvalho

História:
A maneira de crescer é investindo em formação

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
colégio sion, primeira comunhão, catolicismo, fotografia em preto e branco

Imagem da primeira comunhão de Silvia no Colégio Sion.

Ida ao centro

Dados da imagem Recordação do dia em que Silvia, por volta dos seus 4 anos, e seu irmão Luiz Roberto, foram ao centro da cidade de São Paulo com as suas melhores roupas para tirar foto com um fotógrafo profissional. Ela lembra que esse vestido era de organza e pinicava.

Período:
Ano 1953

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Silvia Carvalho

História:
A maneira de crescer é investindo em formação

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
irmão, vestido, fotografia em preto e branco

Recordação do dia em que Silvia, por volta dos seus 4 anos, e seu irmão Luiz Roberto, foram ao centro da cidade de São Paulo com as suas melhores roupas para tirar foto com um fotógrafo profissional. Ela lembra que esse vestido era de organza e pinicava.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.