Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Há muito tempo atrás, nasceu uma loirinha chamada Cláudia no hospital Beneficência Portuguesa, isso era lá pelo ano de 1964.

Aos 5 anos, Cláudia entrou em uma escola ...mas vejam só, era uma escola de freira, na cidade de Barra do Ribeiro.

Quando ela entrou na escola era tímida e qualquer coisa ficava vermelha de vergonha. O tempo passou e seus professores e colegas perceberam que a menina Cláudia tinha as pernas tortas.

Ela teve que usar botas ortopédicas. Que tristeza era isso para ela

Na hora do recreio, livre daquelas botas,a menina Cláudia e suas amigas brincavam de cercar o guri mais bonito da escola, e este tinha que dizer qual a menina mais bonita da roda, só assim ele poderia sair.

Nas férias visitava sua avó e sua madrinha que moravam em Canoas, coisa que ela gostava muito.

...Mas sua vida não era só alegria.Ela lembra que uma vez foi com seu pai e seu irmão a missa. Seu pai recomendou que eles não conversassem, mas adivinha só, durante a missa os dois encontraram sua prima que queria posar na casa da Cláudia.

Ela e seu irmão foram pedir a seu pai se podia, e quando chegaram em casa apanharam tanto que ficaram com as pernas todas marcadas e roxas.

No outro dia o pai fez Cláudia ir de saia e seu irmão de bermuda.Eles ficaram tão envergonhados que mentiram para os colegas que tinham caído do muro.

Ela também era arteira e quebrou o braço brincando de caminhar em cima de um tonel.

Na sua adolescência Cláudia e suas amigas escolhiam o dia mais frio do inverno e iam tomar banho de praia na água bem gelada Isso elas faziam todos os anos e era como um pacto entre amigas.

Cláudia também namorou...e casou com seu primeiro namorado. Está com ele há 27 anos e tem duas filhas lindas e um filho de coração.

Ela adora viajar e vai conhecer o Rio de Janeiro, mas sonha em conhecer o México.

...E a menina Cláudia que era tão tímida agora gosta muito de falar, e nos deixou uma mensagem bem bonita:

“Valorizar ...

Continuar leitura
Fechar

Período:
Ano 2011

Imagem de:
Claudia Tobolski Didio

História:
A história maravilhosa da menina Cláudia

Tipo:
Fotografia

personagem: Alunos, professora e a entrevistada
historia: Para registrar o final do encontro

Período:
Ano 2011

Imagem de:
Claudia Tobolski Didio

História:
A história maravilhosa da menina Cláudia

Tipo:
Fotografia

personagem: Claudia Didio
historia: Recebe uma lembrança da turma

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Ajudando a criar o futuro
Texto

Patrícia Liberali Stelata

Ajudando a criar o futuro
Costureira de mão cheia
Vídeo Texto

Juraci dos Reis Vanin

Costureira de mão cheia
Vídeo Texto

Cláudia Regina Machado

"Todo mundo tem sua beleza"
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.