Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

A História do Ricardo

Esta história contém:

A História do Ricardo

RICARDO JOSÉ MARTINS NASCEU NO DIA 06 DE OUTUBRO DE 1978 EM SÃO BERNARDO DO CAMPO.

TEVE UMA INFÂNCIA MUITO DIFÍCIL PORQUE SUA FAMÍLIA ERA MUITO GRANDE E O PAI DELE NÃO TINHA BOAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS. AO TODO ELES ERAM EM 7 FILHOS, MAIS O PAI E A MÃE.

A CASA ONDE MORAVA NA INFÂNCIA FICAVA NA VILA SÃO JOSÉ, NA COMUNIDADE DA BIQUINHA. ERA UMA CASA MUITO PEQUENA, TINHA APENAS UM CÔMODO COM UM BANHEIRO SEPARADO.

RICARDO BRINCAVA MUITO QUANDO ERA CRIANÇA DE VÁRIOS TIPOS DE BRINCADEIRA E A QUE MAIS GOSTAVA ERA BRINCAR DE FUBECA.

ADORAVA SUBIR NO MORRO E BRINCAR COM BARRO E DE FUTEBOL.

VIU TELEVISÃO PELA PRIMEIRA VEZ COM ONZE ANOS, NA CASA DE UM AMIGO. NESSE DIA ELE ASSISTIU AO FILME KING KONG.

ENTROU NA ESCOLA COM SETE ANOS E NO PRIMEIRO DIA DE AULA FOI COM SHORTS, CAMISETA REGATA E CHINELO DE DEDO LEVANDO UM CADERNO BEM FINO, UM LÁPIS E UMA BORRACHA.

NESTE DIA UMA COLEGA LEVOU PARA A ESCOLA UMA GRANDE QUANTIDADE DE DINHEIRO E COLOCOU UMA PARTE DEBAIXO DA MESA DELE SEM QUE ELE SOUBESSE E O ACUSOU DE ROUBO.

ELE FICOU MUITO TRISTE!

A PROFESSORA MANDOU CHAMAR OS PAIS E ELE APANHOU MUITO DE MANGUEIRA.

HOJE ELE AINDA NÃO ENTENDE PORQUE A MENINA FEZ AQUILO, MAS ELE JÁ A PERDOOU.

A ESCOLA ONDE RICARDO ESTUDAVA ERA MUITO INSEGURA E OS ALUNOS MUITO AGRESSIVOS. AS SALAS DE AULA ERAM LOTADAS E O RECREIO ERA COM TODAS AS SALAS JUNTAS.

QUANDO MERECIAM OS ALUNOS ERAM CASTIGADOS FICANDO EM PÉ NA FRENTE OU ATRÁS DA SALA DE AULA, ÀS VEZES AJOELHADOS NO MILHO OU FEIJÃO, USANDO CHAPÉU DE BURRO E LEVAVAM REGUADAS NA MÃO.

AS AULAS QUE RICARDO MAIS GOSTAVA ERAM AS DE MATEMÁTICA E A DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA BRINCAR NA QUADRA.

RICARDO CASOU-SE AOS 19 ANOS COM ALESSANDRA QUE TINHA 16 ANOS E A NOVA FAMÍLIA VEIO MORAR NO MONTANHÃO, LOCAL ONDE NASCERAM SEUS TRÊS FILHOS.

O NOVO BAIRRO ERA UM LOCAL MEIO PERIGOSO POR CAUSA DAS DROGAS, MAS RICARDO SE DEU MUITO BEM COM A VIZINHANÇA QUE LOGO PERCEBEU QUE ELE ERA UMA PESSOA DO...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Inclusão e acessibilidade no ambiente escolar
Texto
Meu amado Isidoro, pedaço de minha vida
Vídeo Texto
A contadora de histórias de vida
Vídeo Texto

Sandra Urizzi Lessa

A contadora de histórias de vida
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.