Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Anônimo
Por: Gabriela, 20 de maio de 2023

A história de um antepassado meu

Esta história contém:

A história de um antepassado meu

Domenico Cipresso

Nascimento: 15/03/1875

Falecimento: 17/11/1962

Domenico Cipresso, com apenas dois dias de vida, foi registrado na Roda dos Expostos (consistia num mecanismo utilizado para abandonar recém-nascidos que ficavam ao cuidado de instituições de caridade) no dia 17 de março de 1875, em Tolve, Comuna na Itália. Ele havia sido deixado por volta das 3 da manhã, envolto em panos de algodão e, na cabeça, um lenço velho de percal branco.

Quem levou o pequeno Domenico ao registro civil foi Fortunata Imperatore, que tinha como missão acolher os bebês abandonados na roda e lhes prestar os primeiros cuidados.

Ele recebeu este nome - Cipresso - numa referência à uma árvore muito comum na região de Tolve, o Cipreste.

Após seu registro e batismo, ele foi entregue à Camilla Albano, que ficou encarregada de alimentá-lo nos meses seguintes. Ela carregava a dor do luto pois seu bebê tinha falecido alguns dias antes.

SEU BATISMO:

Domenico foi batizado na Parrocchia San Nicola, em Tolve, como consta nos livros de batismo em latim no período 1866 - 1876

Trecho do batismo traduzido para o Português:

No ano de 1875, no dia 18 do mesmo (mês de março), por licença, foi batizada a criança de pais desconhecidos, exposta no dia 16 de março; a qual foi dada o nome de Domenico Cipresso. Obstreta Rafaella Iacovino.

SEU CASAMENTO

Não se sabe ao certo se Domenico foi adotado oficialmente por uma família na Itália. Ainda em Tolve, ele exerceu o ofício de sapateiro e casou-se com Maria Casamassima (filha de Leonardo Casamassima e Isabella Palmadessa, nasceu dia 14 de maio de 1876, na cidade de Toritto, a 86 km de Tolve) dia 2 de setembro de 1899.

NA AMÉRICA

Anos depois, o casou emigrou para o Brasil, na cidade de Vila Braz (atualmente o município de Brazópolis), no interior de Minas Gerais. Domenico e Maria tiveram 7 filhos.

Domenico anotou o nome de cada filho, a data, o dia da semana e a hora do...

Continuar leitura
Fechar

Arvore Genealógica

Dados da imagem Arvore Genealógica

Imagem de:
Anônimo

História:
A história de um antepassado meu

Crédito:
Documento de família

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Inclusão e acessibilidade no ambiente escolar
Texto
Meu amado Isidoro, pedaço de minha vida
Vídeo Texto
A contadora de histórias de vida
Vídeo Texto

Sandra Urizzi Lessa

A contadora de histórias de vida

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.