Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Teresa Moraes Barroso
Por: Museu da Pessoa,

A história de Teresinha

Esta história contém:

Na sexta-feira, dia 18 de agosto de 2006, nós os alunos da 3ª B do período da manhã com a professora Elaine fizemos uma entrevista com a senhora Teresinha. Essa entrevista aconteceu na escola Abimael Carlos de Campos na cidade de Votorantim, no estado de São Paulo.

A nossa escola participa do Projeto Memória Local nas Escolas e a entrevista pertence a esse projeto. O tema do nosso Projeto é Emancipação do Município de Votorantim e nós chamamos a senhora Teresinha para nos falar e explicar sobre esse tema.

Teresinha é uma senhora viúva de 60 anos que nasceu no dia 10 de janeiro de 1946. Ela é uma professora aposentada, alta, simpática, comunicativa, tem os cabelos castanhos, curtos e enrolados, usa óculos, é carinhosa e tem uma boa memória. Não parece ter 60 anos, aparenta ter uns 50.

Nós iniciamos a entrevista perguntando sobre a infância da senhora Teresinha. Ela nos contou sobre as suas brincadeiras de criança: fazer bonecos de lama, jogar canivetes para fazer marcas no chão, acertar pedras nos buracos feitos no chão e atirar mamonas nas outras crianças. Nessa época os brinquedos e as brincadeiras não eram separados em meninas e meninos e também não haviam muitos brinquedos.

Relatando sobre a sua infância ela se emocionou ao falar do seu aniversário de sete anos. Aos seis anos, ela ficava numa creche. Todas as crianças que lá ficavam ao completarem sete anos ganhavam um pedaço de tecido e um pacotinho de balas. No ano seguinte essas crianças iriam para escola primária. Ao terminar o ano, Teresinha não havia completado sete anos ainda, mas a diretora da creche disse que ela não precisaria vir no ano seguinte, pois iria completá-los em janeiro. No outro ano, na véspera do seu aniversário, ela decidiu que iria à creche para receber o seu presente. Ao amanhecer percebeu que estava atrasada, vestiu rapidamente seu uniforme e foi correndo para creche. Quando chegou o portão estava quase...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: A história de Teresinha
Local de produção: Escola Emef" Profº Abimael Carlos De Campos"
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Teresa Moraes Barroso

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

De Minas ao Rio, da roça às águas
Vídeo Texto

Teresinha Santiago dos Santos

De Minas ao Rio, da roça às águas
Entrevista da Teresinha
Texto

Terezinha Milano Moreira

Entrevista da Teresinha
Texto
Cidadão do mundo no Metrô
Vídeo Texto

Peter Ludwig Alouche

Cidadão do mundo no Metrô
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.