Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Euclides Scalco
Por: Museu da Pessoa, 30 de agosto de 2002

"A vaidade é o que compromete"

Esta história contém:

"A vaidade é o que compromete"

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Itaipú Binacional – Ecomuseu de Itaipú – Memorial do Trabalhador

Depoimento de Euclides Scalco

Entrevistado por Cláudia Leonor e Cláudia Fonseca

Foz do Iguaçu, 30 de agosto de 2002.

Realização Museu da Pessoa

Entrevista número ITA_HV004

Transcrito por Marcília Ursini

Revisado por Camila Catani

CD 1

P/1 – Cláudia Leonor

P/2 – Cláudia Fonseca

R – Euclides Scalco

P/1 – Bom, repetir a pergunta, o nome completo, o local e a data de nascimento.

R – Euclides Girola Scalco, nascido em Nova Prata, Rio Grande do Sul, 16/09/1932.

P/1 – E o nome dos seus pais?

R – Elias Scalco e Adélia Zanoto Scalco,

P/1 – E o seu Elias, ele trabalhava com o que?

R – Era agricultor e, posteriormente, foi empresário.

P/1 – É... e o nome dos seus avós?

R – Avós paternos é Girola Scalco, da onde vem o meu segundo nome e Ana Zoline Scalco. Chegaram no Brasil em Nova Prata em 1891. Meus avós maternos, Amadeu Zanoto e Lúcia Zanoto também moradores de Nova Prata, Rio Grande do Sul, todos descendentes... Melhor, todos italianos vindo do final do século XIX.

P/1 – Dentro dessa coisa, o que o senhor lembra, assim, tinha alguma tradição italiana que era forte, assim, que os avós passavam? Algum costume?

R – Não lembro, que os meus avós faleceram relativamente jovens, né? Me lembro muito bem do meu avô paterno que morou conosco. Era... Eu era jovem e era uma pessoa muito forte com capacidade de liderança e... Desses italianos que leva tudo para frente. Chegou onde nós... Aonde eu acabei nascendo em Nova Prata, desbravando aquela terra e até poucos dias uma prima minha mandou uma fotografia em que eu apareço no porão da casa dele, que tinha... Era um agricultor, era muito forte, tinha uma cantina de vinho e eu, provavelmente, devia ter uns quatro, cinco anos, estava no colo dele numa festa entre eles lá na comemoração de... Da ordenação de um sacerdote, filho de amigos dele, naquela região. E essa fotografia eu vi depois de...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Luciano: histórias de um professor Macuxi
Vídeo Texto
Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
Elas já me dão colo
Vídeo Texto

Germaine Tillwitz

Elas já me dão colo
Dona Beth e um legado de tradição, requinte e nobreza
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.