Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 29 de setembro de 2006

A Farmácia da Terra

Esta história contém:

A Farmácia da Terra

P - Terezinha, bom dia. R - Bom dia. P - Terezinha, só pra registro, nós gostaríamos que você falasse o seu nome completo, a cidade e o local de nascimento? R - O meu nome é Terezinha de Jesus Soares dos Santos, eu nasci em Macapá mesmo, no estado do Amapá. Na época não era estado, era território. P - E a data de nascimento? R - Três de outubro de 1965. P - Você vai fazer aniversário agora então? R - Hum, hum. P - Ah, legal. Terezinha o nome dos seus pais? R - O nome do meu pai é Pedro da Silva Santos e o da minha mãe é Maria Pinheiro Soares. P - A atividade profissional deles? R - Meu pai ele é aposentado hoje numa profissão que hoje não existe mais que antes se chamava de inspetor de policia, que é ligada a polícia civil, o meio de policial civil assim mais e a minha mãe sempre foi dona de casa assim, sempre, na verdade ela tinha um... P - Vamos lá? Terezinha você estava falando da atividade profissional do seu pai. R - Pois é, o meu pai foi inspetor de policia, e a minha mãe, na verdade, era dona de casa, não era bem dona de casa, ela foi muito tempo lavadeira.Por mais de 15 anos a minha mãe foi lavadeira de roupa mesmo assim pra outras pessoas assim. P - E Terezinha assim eles sempre foram de Macapá ou não, eram do interior do estado? R - Eles são na verdade do interior da Ilha de Marajó todo os dois.O meu pai foi da principal cidade da Ilha de Marajó que chama Soure, que hoje a gente chama de capital da Ilha lá e, por sinal, hoje ele voltou a morar lá inclusive e a minha mãe era de uma cidade chamada perto de Afuá que é uma parte da ilha que dá de frente pra cidade de Marabá. Então eles foram e daí foram morar em Marabá já por mais de 70 anos. P - Mas eles se casaram lá na Ilha de Marajó? R - Não, casaram em Macapá. P - Macapá mesmo. E assim, você teve irmãos? R - Eu tenho. P - Você tem quantos? R - Nós somos no total de 11 irmãos, fomos hoje eu tenho uma irmã que faleceu e...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: A Farmácia da Terra
Data: 29 de setembro de 2006
Local de produção: Brasil / Brasília (df)
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Dourando a pílula
Vídeo Texto

Ademir Ferreira da Silva

Dourando a pílula
Paulo Queiroz Marques
Vídeo Texto
Seu Dedé, referência de saúde
Vídeo Texto

Antonio Olar da Silva Campos

Seu Dedé, referência de saúde
Ser farmacêutico: uma tradição de família
Texto

Victor Hugo Costa Travassos da Rosa

Ser farmacêutico: uma tradição de família
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.