Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Nós, os alunos do 5° ano da turma 41, fizemos uma entrevista com a Dona Marly. Durante a entrevista ela falou sobre sua infância, juventude e sua vida adulta.

Ficamos sabendo muitas coisas sobre sua vida. A cidade onde ela nasceu chama-se Prados, uma cidade histórica próxima à Tiradentes e São João Del Rei.

Ela nos contou que teve uma infância maravilhosa. No terreiro de sua casa tinha várias árvores frutíferas, como: pessegueiros, mangueiras, jabuticabeiras...Nestas árvores ela e seus irmãos se divertiam muito gangorreando nos galhos das árvores, subindo nelas para pegar frutos deliciosos. Nos disse também que seu pai tinha um bar chamado Café Pradense e que sua mãe fazia doces para que ela levasse para o bar para serem vendidos.

Dona Marly também falou sobre as festas que aconteciam em sua cidade, como: a festa do boi mofado onde todos corriam de medo das pessoas que se fantasiavam de bois.

Ela nos contou também de um fato que aconteceu com ela. Um dia Dona Marly e sua mãe estavam vindo da igreja quando ela parou com algumas colegas e ficou conversando. Depois de algum tempo ela foi atrás de sua mãe e viu uma senhora e abraçou-a. Quando ela olhou não era a sua mãe e sim uma pessoa parecida com ela. Dona Marly disse que ficou tão sem graça que saiu correndo para a sua casa.

Contando sobre sua juventude Dona Marly lembrou de alguns apelidos engraçados de moradores de sua cidade, como: batatinha, Barril, Lolota, Careca, Goiaba...Falou de como era a paquera na praça, onde ficavam dando voltas e os olhares se encontravam. Ficamos sabendo os tipos de roupas que eram usadas na época; eram rodadas, sem decotes. Contou-nos de seu namoro às escondidas no pátio da escola onde ela estudava.

Falando sobre sua vida adulta, Dona Marly nos contou que teve quatro filhos, três meninas e um menino. Durante a sua fala o que mais nos chamou a atenção foi quando ela nos contou um fato ocorrido com sua filha Marília.

Quando Marília era...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: A entrevista da Dona Marly
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vídeo Texto
A históra da Dona Marly
Texto

Marly Carvalho Rufino

A históra da Dona Marly
A atenção ao próximo pode mudar vidas
Texto

Marly de Souza de Oliveira

A atenção ao próximo pode mudar vidas
Profissão de coração
Vídeo Texto

Nilton Divino D´Addio

Profissão de coração
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.