Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

A atenção ao próximo pode mudar vidas

Esta história contém:

A atenção ao próximo pode mudar vidas

Meu nome é Marly, nasci em 1967, em Brasília, Distrito Federal. Minha mãe era do lar e meu pai motorista, tenho três irmãos, um mais velho do que eu e dois mais novos. Minha mãe trabalhava, então nós tínhamos que ficar sós, ficávamos eu e meus três irmãos e nós da idade assim... Em cinco anos minha mãe teve quatro, então nós éramos tudo da mesma idade, e nisso nós ficávamos sós, minha mãe deixava a comida feita e eu era tão pequena que eu tinha que subir num banquinho para poder ligar o fogão para esquentar a comida.

Eu tive uma infância maravilhosa, estudava perto de casa, ficava brincando na rua o tempo todo, quando o sino do colégio batia, nós entrávamos dentro de casa, jogávamos uma água no corpo e íamos pro colégio. Eu jogava bola com os meus irmãos, porque como sou só eu de filha, no meio de três homens, eu jogava bola, soltava pipa, bolinha de gude, só brincadeira de menino mesmo, as minhas bonecas só serviam para eu aplicar injeção, porque elas viviam doentes, desde pequena eu queria trabalhar na área da saúde.

Com quatorze anos, treze anos, mais ou menos, eu conheci meu marido, aí com quatorze anos nós começamos a namorar. E eu o conheci porque ele mudou para a casa vizinha à minha. Aí, com quatorze anos nós começamos a namorar, com quinze eu noivei e casei com dezesseis. E ele é doze anos mais velho do que eu. Os meus pais não queriam, primeiro por eu ser filha única, então era muito protegida, meus irmãos também me protegiam demais. Mas meu casamento foi muito tranquilo, tanto é que nesse mês eu fiz vinte e nove anos de casada, então meu marido é um paizão, muito tranquilo mesmo, acho também que ele tinha que ter muita paciência para me aguentar esse tempo todo.

Eu nunca tinha tido o sonho de ser mãe, mas era o sonho do meu marido ser pai e nós temos dois filhos, o caçula tem vinte e um e a mais velha tem vinte e seis. Eu sou muito amiga dos meus filhos, agora que já os criei,...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto Memórias e Histórias de Mudança Entrevistado por Fernanda Prado Depoimento de Marly Taguatinga 20 de junho de 2012 Realização Museu da Pessoa Depoimento VV_TM002 Transcrito por Flávia Lessa/ MW Transcrições (Mariana Wolff) Revisado por Carolina Cervera Faria Nesta entrevista foram utilizados nomes fantasia para preservar a integridade da imagem dos entrevistados. A entrevista na íntegra bem como a identidade dos entrevistados tem veiculação restrita e qualquer uso deve respeitar a confidencialidade destas informações. Para ter acesso à entrevista na íntegra, entre em contato com museologia@museudapessoa.net.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
 A LINDA HISTÓRIA DE MÃE JÔ
Texto

Joana Benedita Candido

A LINDA HISTÓRIA DE MÃE JÔ
Sou persistente, quando falei que vinha, nasci
Vídeo Texto

Maria de Jesus Pereira Santana

Sou persistente, quando falei que vinha, nasci
Preta Rara além da dor
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.