Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 29 de setembro de 2006

A cajucultura

Esta história contém:

A cajucultura

P - Seu Fábio, bom dia, obrigada por ter se saído lá do Ceará para nos dar esta entrevista. Muito prazer da gente começar. Eu gostaria que você começasse contando pra gente seu nome completo, data e local de nascimento. R - Bom, meu nome é Francisco Fábio de Assis Paiva, eu nasci na cidade de Tauá , no Estado do Ceará, dia 30 de agosto de 1950, completei agora 56 anos. P - Meus parabéns. Seu Fábio, e o nome dos seus pais? R - Bom, meu pai, o nome dele é Francisco Paiva Lima, é falecido, minha mãe também falecida, Francisca Adalgisa de Assis Paiva. Nasceram em Tauá. P - Conta um pouco da atividade profissional de seus pais, como é que ele sustentava a família? R - O meu pai era comerciante em Tauá, e como atividade da maioria das pessoas também atividade agropecuária. Tinha propriedade, uma pequena propriedade, e tinha essa atividade também na agropecuária, na criação de animais e também na, culturas de subsistência. À parte de comércio era basicamente estivas - os alimentos da região - e tinha também aquele hábito de sair para outras cidades da região para venda de produtos, pela própria dificuldade que existia na época. Isso no começo de...1930, 35, era muito difícil se deslocar e as pessoas tinham de levar o alimento para determinadas regiões. Então, tinha também essa opção comercial de vender os alimentos fora da cidade. P - E a sua mãe? R - Bom, a minha mãe ela é de origem de uma família, o pai dela era coletor federal, em Tauá, e a mãe era dona de casa, no começo do século isso era muito comum, não tinha atividade. Mas a minha mãe desde nova buscou o trabalho. Então ela era uma pessoa que se destacou na ambientação lá dentro da própria região, o trabalho, e se dedicou ao estudo, ao magistério, e era professora. Foi diretora de colégio lá, mas ela gostava mesmo era de ensinar, tinha até a satisfação de mostrar que algumas pessoas ilustres da cidade, tinham passado, tinham...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: A cajucultura
Data: 29 de setembro de 2006
Local de produção: Brasil / Brasília (df)
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Testemunha de um tempo em transformação
Texto

Ricardo Braune Solon de Pontes

Testemunha de um tempo em transformação
A trabalhosa trajetória da memória
Texto
Pensando o social fora da caixa
Texto
O projeto Barraginhas
Texto

Hamilton Souza Silva

O projeto Barraginhas
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.