Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 14 de novembro de 2014

“Uma conquista pessoal muito valiosa”

Esta história contém:

“Uma conquista pessoal muito valiosa”

Vídeo

Meu nome é Luciana de Assis Maciel, nasci em Mauá, 22 de maio de 1979. Meus pais são Fátima Aparecida Plaza de Assis Maciel e Lúcio Perotti Maciel. Meu pai é cearense. Ele veio do Nordeste pra cá pra tentar a vida em São Paulo. Minha mãe nasceu em Promissão, que é interior de São Paulo, e também veio pra cá com os meus avós tentando também a melhor qualidade de vida. Minha mãe trabalhou numa fábrica de calças. Meu pai conseguiu emprego na Ford e foi onde ele se aposentou. Eles se conheceram no trem. Eu tenho irmãos, a Daniela e tenho o Filipe que é o caçula. Eu sou a mais velha. Eu tenho 35 anos. Eu fui pra casa dos meus avós por parte de mãe, porque os avós por parte de pai moravam em Fortaleza, então eu tive mais contato mesmo com os avós por parte de mãe. Meus pais moravam de aluguel e teve determinada situação que o senhor pediu, minha mãe arrumava as coisas, lavava minhas fraldas e o senhor ia, tinha uma horta, ele limpava a mão nas fraldas que minha mãe lavava. E minha mãe não estava mais aguentando essa situação e ela conversou com a minha avó e minha avó falou, naquele momento estava difícil alugar casa, falou: “Vem e fica aqui com a gente. A casa é grande”. E meu pai aceitou. Mas meu pai deu prazo pra minha avó, meu pai chamava minha avó de nega, falou: “Nega, eu vou ficar aqui durante um ano, depois eu já vou pra minha casa”. E isso aconteceu. Meu pai ficou um ano na casa dos meus avós, a gente ficou morando lá e depois meu pai comprou a casa que é onde nós estamos hoje já. Já faz 30 anos que eu moro nesse mesmo local, no Jardim Santa Lídia, próximo da Casa Mateus. Antes era muito eu e a minha irmã porque lá tinha muito menino e o meu pai sempre foi muito ciumento, então ele não deixava a gente brincar com os meninos. Então ficava muito mais eu e a minha irmã e nós tínhamos minhas primas do lado, então era a companhia que a gente tinha até certo momento, porque também...

Continuar leitura
Fechar

Amizade

Dados da imagem Foto do casamento da amiga Elisângela. Da esquerda para a direita: Dennis, Elisângela, Luciana e seu irmão Felipe. 
Elisângela é amiga do Magisterio desde 1995

Período:
Ano 2013

Local:
Brasil / Mauá

Imagem de:
Luciana de Assis Maciel

História:
“Uma conquista pessoal muito valiosa”

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
festa, amizade, casamento

Foto do casamento da amiga Elisângela. Da esquerda para a direita: Dennis, Elisângela, Luciana e seu irmão Felipe. Elisângela é amiga do Magisterio desde 1995

Formatura

Dados da imagem Foto do dia da colação de grau do curso de Pedagogia.

Período:
Ano 2012

Local:
Brasil / São Bernardo

Imagem de:
Luciana de Assis Maciel

História:
“Uma conquista pessoal muito valiosa”

Tipo:
Fotografia

Foto do dia da colação de grau do curso de Pedagogia.

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Museu da Pessoa – Conte sua história

Histórias de Esperança – 29 anos do Projeto Criança Esperança

Depoimento de Luciana de Assis Maciel

Entrevistada por Marina Galvanese

Mauá 14/11/2014

Realização Museu da Pessoa

Entrevista HECE_HV_30

Transcrito por Ana Carolina Ruiz

P/1 – Luciana, vou pedir pra você falar de novo o seu nome completo, local e data de nascimento.

R – Luciana de Assis Maciel, Mauá, 22 de maio de 1979.

P/1 – E o nome dos seus pais?

R – Fátima Aparecida Plaza de Assis Maciel e Lúcio Perotti Maciel.

P/1 – E o que os seus pais faziam, fazem?

R – Meu pai é cearense. Ele veio do Nordeste pra cá pra tentar a vida em São Paulo. Minha mãe nasceu em Promissão, que é interior de São Paulo, e também veio pra cá com os meus avós tentando também a melhor qualidade de vida, naquela época.

P/1 – E ela trabalhava com o que?

R – Minha mãe trabalhou numa fábrica de calças... Na época tinha calça plástica, né? Hoje em dia não existe mais, mas ela trabalhava em confecção de calça plástica. E o meu pai em Fortaleza ele já trabalhou como pipoqueiro, ele veio pra São Paulo, trabalhou como vendedor de enciclopédia, trabalhou numa firma chamada Santa Marina, que trabalhava na confecção de vidros, e aí ele conseguiu emprego na Ford e foi onde ele se aposentou.

P/1 – E como é que eles se conheceram, você sabe?

R – Sei. Eles se conheceram no trem. Minha mãe sempre ia trabalhar de trem e o meu pai também. Minha mãe sempre ia com uma prima dela e num dia ela brigou com a prima dela e minha mãe mudou de vagão. Aí no dia que ela mudou de vagão ela conheceu meu pai e aí eles começaram a trocar olhares, a conversar, aquelas coisas de trem e viram que tinham uma afinidade. Minha mãe na época tinha 18 anos, meu pai 26. Aí meu pai foi conhecer a família dela já com intenção de casar, namorar pra casar, e eles ficaram nesse tempo, namoraram, noivaram e casaram.

P/1 – E você tem irmãos?

R...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Profissão: educadora
Vídeo Texto

Denizia Abreu da Silva

Profissão: educadora
Ajudando a criar o futuro
Texto

Patrícia Liberali Stelata

Ajudando a criar o futuro
Paixão pelo circo
Texto

Daniela Alessandra dos Santos

Paixão pelo circo
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.