Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 17 de agosto de 2006

"Trinta anos é uma vida"

Esta história contém:

"Trinta anos é uma vida"
Fechar

Retorno das férias

Dados da imagem Retrato da depoente.

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Mariluce Alves Barreira Lourenço

História:
"Trinta anos é uma vida"

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
retrato, alegria, sorriso, fotografia

Retrato da depoente.

Hora de estudos

Dados da imagem Mariluce e Neuza estudam juntas.

Período:
Ano 1971

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Mariluce Alves Barreira Lourenço

História:
"Trinta anos é uma vida"

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
livros, juventude, estudos, amiga, anos 1970, fotografia colorida

Mariluce e Neuza estudam juntas.

A jovem Mariluce

Dados da imagem Retrato da depoente.

Período:
Década 80

Imagem de:
Mariluce Alves Barreira Lourenço

História:
"Trinta anos é uma vida"

Crédito:
Acervo Pessoal

Palavras-chave:
retrato, década de 1980, fotografia em preto e branco, fotografia, preto e branco

Retrato da depoente.

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Pueri Domus

Depoimento de Mariluce Alves Barreira Lourenço

Entrevistada por Mauricio Rivero e Iwi Onodera

São Paulo, 17 de Agosto de 2006

Realização: Museu da Pessoa

Código: Pueri_HV008

Transcrito por Denise Yonamine

Revisado por Joice Yumi Matsunaga

P/1 – Mariluce, boa noite.

R – Boa noite.

P/1 – Primeiramente, eu gostaria de saber de você, Mariluce, seu nome completo, local e data de nascimento.

R – Mariluce Alves Barreira Lourenço, nasci em São Paulo, 10 de maio de 1949.

P/1 – Qual foi a sua atividade na Pueri Domus?

R – Dentro da área de Educação fui professora, orientadora educacional e diretora.

P/1 – Nome dos pais?

R – Lauro Alves Barreira e Maria Antonieta de Castilho Barreira.

P/1 – Me fala um pouco da sua família, qual a origem dela?

R – Bom, minha família, meu pai nasceu em Manaus, meu avô demarcava terra para o governo na época, então ele teve doze filhos e cada um num estado do Brasil, então meu pai nasceu em Manaus, outro nasceu no Pará. Minha mãe é de São Paulo, família bem antiga de São Paulo e meu pai era fazendeiro, então eu, a minha origem, educacional inclusive, foi colégio interno, porque nós morávamos na fazenda, e na cidade em que morávamos naquela época não tinha a escola, por exemplo, do Fundamental de hoje, né, então eu fui para colégio interno assim como as minhas irmãs também, tá?

P/1 – Quantos irmãos você tinha?

R – Eu tenho duas irmãs mais velhas, eu sou temporona na minha casa, quinze anos de diferença.

P/1 – E fala um pouco da sua casa e da infância?

R – Como eu disse a você, morávamos em fazenda, então eu tive uma vida, uma infância muito ligada a zona rural mesmo, né, então eu fui uma pessoa que curti muito campo, até hoje curto, porque tem uma ligação aí acho que de vida, né, gostava muito de andar a cavalo, sempre muito envolvida com animais, depois fui para colégio interno cedo, né, fui com dez anos, fiquei cinco anos...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.