Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 22 de março de 2007

“Legião estrangeira.”

Esta história contém:

“Legião estrangeira.”

Vídeo

O meu nome é Álvaro Alves Teixeira, sou carioca, nasci no dia 28 de março de 1935. Na semana que vem faço 72 anos. Eu sou engenheiro civil. Eu me formei na antiga Escola Nacional de Engenharia, no Largo de São Francisco. Eu fui da turma do Mario Henrique Simonsen, ele realmente foi um emblema da minha turma. Ele já era um iluminado. Eu andei tirando umas notas maiores do que ele, eu era “cdf”, era um estudante aplicado. Um belo dia, ele me convidou para estudar cálculo vetorial. Ele era inclusive assistente de professor. E ele olhava: “Não, esse negócio de cálculo vetorial é uma coisa antiga, vamos estudar cálculo tensorial.” Eu disse: “Ok, Simonsen, então vai estudar sozinho, obrigado, eu vou para casa.” Ele já estava muitos furos acima do meu nível de conhecimento e da turma de um modo geral.

Quando eu me formei, a Petrobras estava recrutando muita gente. Inclusive eles foram à Escola Nacional de Engenharia fazer palestras. Fui também influenciado por colegas de turmas anteriores que haviam ingressado na Petrobras, que falavam do futuro promissor da Petrobras. Eles inclusive me induziram a entrar no curso de extensão de geologia e petróleo, para ser geólogo de petróleo, porque nós íamos substituir a equipe de americanos comandados pelo Link. O salário dos americanos era o triplo ou o quádruplo do salário dos brasileiros, mas essa não era a razão principal, mas sim, realmente, a possibilidade de uma carreira interessante, o que depois se concretizou.

Eu me formei em 1957, entrei na Petrobras em 1958. Entrei na Petrobras fazendo o antigo Cenap, o curso de geologia de petróleo. Era um curso de dois anos, feito em Salvador. Existia um convênio entre a Universidade da Bahia e a Stanford University. O curso era todo em inglês, os professores americanos. Era um curso de alto nível, nós fazíamos o curso de quatro anos em dois anos. Nós éramos empregados da Petrobras em tempo integral. Foi um período sacrificado, mas...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

"Produzimos o melhor."
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.