Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Fanny Feigenson
Por: Museu da Pessoa, 12 de novembro de 2022

"Eu tenho a tragédia dentro de mim"

Esta história contém:

"Eu tenho a tragédia dentro de mim"
Fechar

Caos à beleza

Dados da imagem A xícara fez parte da exposição “Do Caos à Beleza”, realizada em 2015 por Fanny, junto com uma colega do Mackenzie. A galeria onde ela ocorreu ficava perto da rua Teodoro Sampaio, onde estava exposto o lençol com a estampa que adesivou a xícara. A obra discute maneiras de recortar a realidade para ver a beleza, o que gerou satisfação para a Fanny, pois foi uma maneira de levar conceitos e técnicas de dentro da universidade para outros lugares.

Período:
Ano 2015

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Fanny Feigenson

História:
"Eu tenho a tragédia dentro de mim"

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
xícara, arte, adesivação

A xícara fez parte da exposição “Do Caos à Beleza”, realizada em 2015 por Fanny, junto com uma colega do Mackenzie. A galeria onde ela ocorreu ficava perto da rua Teodoro Sampaio, onde estava exposto o lençol com a estampa que adesivou a xícara. A obra discute maneiras de recortar a realidade para ver a beleza, o que gerou satisfação para a Fanny, pois foi uma maneira de levar conceitos e técnicas de dentro da universidade para outros lugares.

Hora do chá

Dados da imagem A mãe de Fanny teve muita dificuldade de se adaptar ao Brasil após a imigração. Por isso, sempre que podia reproduzia hábitos de sua terra natal, Riga, na Letônia, inclusive na maneira de vestir sua filha. Algo que fazia parte de sua rotina era tomar chá às 17h nesta xícara, geralmente preto e com um pouco de leite, com Fanny, a caçula.

Período:
Década 1920

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Fanny Feigenson

História:
"Eu tenho a tragédia dentro de mim"

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
xícara, letônia, chá das cinco

A mãe de Fanny teve muita dificuldade de se adaptar ao Brasil após a imigração. Por isso, sempre que podia reproduzia hábitos de sua terra natal, Riga, na Letônia, inclusive na maneira de vestir sua filha. Algo que fazia parte de sua rotina era tomar chá às 17h nesta xícara, geralmente preto e com um pouco de leite, com Fanny, a caçula.

Ligadas pela arte

Dados da imagem Live realizada pelo Museu Judaico, de São Paulo, na época do dia das mães. Neste vídeo, Fanny conversa com Mariana, da equipe do Museu, e fala da sua relação com sua já falecida filha, Tatiana Grinfeld, e da relação de ambas com a arte. Fanny conta que foi muito importante participar deste evento e poder falar dos elos tão fortes que ligam mãe e filha. Ela conta também que, desde que Tatiana estava internada, Fanny se tornou a sua voz e representante de suas vontades. 
O Museu Judaico está localizado no mesmo local que era a sinagoga na qual Fanny ia quando criança, junto com sua família.

Período:
09/05/2022

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Fanny Feigenson

História:
"Eu tenho a tragédia dentro de mim"

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
live, mãe, filha, arte, museu judaico

Live realizada pelo Museu Judaico, de São Paulo, na época do dia das mães. Neste vídeo, Fanny conversa com Mariana, da equipe do Museu, e fala da sua relação com sua já falecida filha, Tatiana Grinfeld, e da relação de ambas com a arte. Fanny conta que foi muito importante participar deste evento e poder falar dos elos tão fortes que ligam mãe e filha. Ela conta também que, desde que Tatiana estava internada, Fanny se tornou a sua voz e representante de suas vontades. O Museu Judaico está localizado no mesmo local que era a sinagoga na qual Fanny ia quando criança, junto com sua família.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma mulher apoiando as outras
Vídeo Texto

Ana Lucia Pedro Fontes

Uma mulher apoiando as outras
O adubo da galinha
Vídeo Texto

Raimundo Nonato Barros

O adubo da galinha
Nas águas de Izaura, embarque imediato
Vídeo Texto

Izaura Machado Fernandes

Nas águas de Izaura, embarque imediato
Vontade de aprender
Vídeo Texto

Sidney Bernardo

Vontade de aprender
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.