Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Daniela Torres da Silva , 4 de agosto de 2025

As raízes indígenas e sua beleza que põem a nossa mesa – Uma Experiência Interdisciplinar no 4º Ano

Esta história contém:

As raízes indígenas e sua beleza que põem a nossa mesa  – Uma Experiência Interdisciplinar no 4º Ano

Relato de Experiência: As raízes indígenas e sua beleza que põem a nossa mesa – Uma Experiência Interdisciplinar no 4º Ano do Ensino Fundamental

Professora: Daniela Torres da Silva e Desiane Cesário

Turma: 4º ano – Rede Municipal de Vila Velha – ES

Tema da vivência: Grafismo e Alimentação na Cultura Indígena, uma reflexão sobre as festas populares no período de junho e julho.

A crescente demanda por entender a lei 11.645/2008 favorece a construção de uma memória coletiva plural quando essa sequência didática foi planejada o reconhecimento de que a cultura indígena frequentemente é silenciada já era uma constante e uma indagação pra mim e a partir daí começou-se a problematizar junto à turma de quarto ano do ensino fundamental na escola na UMEF Rubem Braga no município de Vila Velha perceber que as festas populares que se popularizaram nos meses de junho julho são festas que tem suas raízes alimentares a cultura tradicional indígena fortalece ainda mais o pensamento de que frequentemente é silenciada a cultura indígena em nosso país.

Com esse relato e dentro dessa proposta trabalhada com a turma a proposta era investigar a relação entre a cultura popular e os saberes que já são de senso comum das crianças a partir da sua alimentação específica nesse período compreendido de junho e julho , feito com pesquisas relatos lista de palavras em sala de aula.

Esse estudo durante essa ação esse período teve como objetivo reconhecer o grafia ismo como uma linguagem de estar indígena ,relacionada os alimentos presentes nas festas juninas agricultura e culinárias indígenas promoveram a participação ativa de todas as crianças inclusive aquelas do público de Educação Especial em práticas colaborativas atividades realizadas em grupo dupla.

Como metodologia a abordagem foi a qualitativa feita a partir da observação participante e em práticas pedagógicas ativas a partir de contextos investigativo onde os...

Continuar leitura
Fechar

Pintura com açafrão

Dados da imagem Alunos fazendo a atividade proposta com a tinta feita a partir da problematização :
O que é Açafrão ?
Alguém conhece o Açafrão?
Quem usa o Açafrão em casa ? Como usa ? Sabe de onde vêm?

Período:
03/06/2025

Local:
Brasil / Espírito Santo / Vila Velha

Imagem de:

História:
As raízes indígenas e sua beleza que põem a nossa mesa – Uma Experiência Interdisciplinar no 4º Ano

Crédito:
UMEF Rubem Braga - 4º ano

Palavras-chave:
açafrão, conhece, educação, fundamental

Alunos fazendo a atividade proposta com a tinta feita a partir da problematização : O que é Açafrão ? Alguém conhece o Açafrão? Quem usa o Açafrão em casa ? Como usa ? Sabe de onde vêm?

Complementos

Assistimos ao video como forma de nortear o trabalho que relacionou o conteúdo sobre grafismo e a identidade indígena.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A educação não escolhe idade
Texto
Pelos caminhos da Arte
Vídeo Texto

Maria Cecília de Camargo Aranha Lima

Pelos caminhos da Arte
Educação ambiental para despertar
Vídeo Texto

Ivone Amâncio Bezerra Carlos de Souza

Educação ambiental para despertar
Da roça aos computadores da favela
Vídeo Texto

Anísio Barbosa da Cunha

Da roça aos computadores da favela
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.