Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Ribamar Diniz
Por: Ribamar Diniz, 30 de julho de 2025

Ribamar Diniz: uma história impactante

Esta história contém:

Ribamar Diniz: uma história impactante

Ribamar Diniz: uma história impactante

Origens nordestinas (1977-1985)

Nasce no Sítio Santa Catarina, Milagres (CE), filho dos agricultores Benedito Barbosa e Maria Francisca Diniz Barbosa. Aprende amar o campo e o gado com o pai e a literatura de cordel com a mãe, que tinha uma grande coleção e os lia com frequência para os filhos. Seu bisavô materno (José Diniz) foi poeta repentista.

1986 - Muda-se com dona “Mariquinha” (mãe) e quatro irmãos para Juazeiro do Norte, com o fim de prosseguir os estudos. Sua primeira professora foi a mãe (numa escola que mantinha no sítio), mas aprendeu a ler na escola de Dona Cícera, em Juazeiro, no bairro Pirajá.

1987 - Ingressa no Ginásio Franciscanos, prestigiada Escola Católica de Juazeiro, onde conclui o Ginásio em 1994. Como já tinha nove anos, a direção não queria aceitá-lo para a 1ª série. Sua mãe insistiu, prometendo que ele não reprovaria e conseguiu a vaga. Tirou apenas uma nota vermelha e ganhou duas medalhas (salto em altura e 200 mts rasos) nos Jogos Estudantis de Juazeiro, representando a Escola.

1995 - Ingressa na Escola de Ensino Fundamental e Médio Governador Adauto Bezerra, depois de passar uma noite na fila para conseguir uma vaga. Conclui o Ensino Médio em 1997. Tira o segundo lugar em um concurso de poesia, sendo incentivado a escrever pela escritora Vilma Maciel. Nesse ano pratica Kung Fú no Ginásio Poliesportivo e Ginástica Acrobática com amigos adventistas.

Mudança de perspectiva (1996-2000)

1996 - É batizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Juazeiro do Norte, no dia 10 de agosto, pelo pastor Ezequias Sampaio de Sousa. Se converteu depois de estudar “As revelações do Apocalipse”, com Aldemy Freitas e ler a lição da Escola Sabatina “O céu desceu até nós”, sobre o evangelho de João. Três meses depois prega o 1º sermão e ingressa na Colportagem, distribuindo livros cristãos até 2004, no Ceará, Paraíba e...

Continuar leitura
Fechar

UAP, Turma Teologia Sistemática

Dados da imagem UAP, Turma Teologia Sistemática

Local:
Argentina

Imagem de:

História:
Ribamar Diniz: uma história impactante

Complementos

Pastor por amor. Documentário gravado pela Missão Pará-Amapá.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.