Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Juliana de Almeida Duarte, 15 de março de 2024

Biografia da Escritora e Diretora Juliana Duarte Monteiro

Esta história contém:

Biografia da Escritora e Diretora Juliana Duarte Monteiro

Quando eu era pequena, tive uma queda de bicicleta na avenida. Estava toda machucada, mas me levantei rapidamente, já sabia que tinha um propósito naquele dia. Tinha apenas 7 anos. Nasci no Conjunto Palmeiras, uma comunidade do bairro Jangurussu, em Fortaleza. Minha primeira escola até o ensino fundamental I foi a Escolinha da Mônica. Lá, fiz muitos amigos, e um dos meus melhores amigos se chamava Leon. Desde pequena, observava as meninas com vaidade, mas não me identificava muito com isso; considerava os homens mais verdadeiros que muitas mulheres. Cresci naquela escola, tendo uma infância muito boa, apesar do acidente que me causou um galo na cabeça, momento em que me deram xilito para calar a boca. Mesmo assim, tive ótimos professores que guardo na memória e que fizeram parte da minha formação.

Não lembro exatamente em que série, mas foi na infância que descobri o amor de criança por um tal Sérgio, lembrando da música A Nossa Velha Infância dos Tribalistas, a coisa mais brega do mundo. Quando cheguei ao Fundamental II, era nerd e meio enjoada. Escutava rock com meus primos Jorge e George, e naquela época, não imaginava que me apaixonaria por esse gênero musical e me tornaria uma das maiores fãs do Linkin Park. Era uma febre, e, quando comecei a estudar no Colégio Modelo, adorava invadir a coordenação no intervalo para tocar Linkin Park no som. David, meu amigo que morava em frente à casa da minha mãe, comprava um pôster do LP para mim todos os dias. Foi uma verdadeira epidemia musical até o ensino médio. Na minha turma, só havia rapazes: Ronald Oreião, Wender Tio Chico, Emanuel, Marcelo Tigreza, Junior e Bruno. Mais tarde, outras meninas se juntaram: Virgínia, Rafaela, Angela e Natália. Nessa época, foi a primeira vez que gaziei aula com meu amigo Pablo. Só recordações boas.

Minha jornada como cristã começou quando um casal de crentes me convidou para a Assembleia de Deus. Na época, tinha curiosidade de visitar a...

Continuar leitura
Fechar

Juliana Duarte sendo entrevistada na Rádio FM Benfica com Racine Fontenele

Dados da imagem Fiz o lançamento da revista Leia Jangu e sobre o propósito dela no Jangurussu.

Período:
Ano 2024

Local:
Brasil / Ceará / Fortaleza

Imagem de:

História:
Biografia da Escritora e Diretora Juliana Duarte Monteiro

Crédito:
Juliana Duarte Monteiro

Palavras-chave:
jangurussu, leia jangu, juliana duarte, juliana duarte monteiro, cristianismo, benfica, racine fontenele

Fiz o lançamento da revista Leia Jangu e sobre o propósito dela no Jangurussu.

Obra 'Briga de Vizinhos' por Juliana Duarte Monteiro

Dados da imagem História de vizinhos que moravam de aluguel nas casas da mãe de Juliana, e queriam causar com problemas até com polícia, caluniando e super protegendo filho, mas não desocupavam a casa.

Período:
Ano 2024

Local:
Brasil / Ceará / Fortaleza

Imagem de:

História:
Biografia da Escritora e Diretora Juliana Duarte Monteiro

Crédito:
Juliana Duarte Monteiro

Palavras-chave:
calúnia, briga de vizinhos, juliana duarte monteiro, leia jangu

História de vizinhos que moravam de aluguel nas casas da mãe de Juliana, e queriam causar com problemas até com polícia, caluniando e super protegendo filho, mas não desocupavam a casa.

Juliana Duarte Monteiro sendo entrevistada na TV Metrópole 16.1 no Programa Paulo Sadat

Dados da imagem Falei sobre a Revista Leia Jangu e a sua importante atuação no bairro Jangurussu referente a escritores e artistas do bairro.

Período:
Ano 2024

Local:
Brasil / Ceará / Fortaleza

Imagem de:

História:
Biografia da Escritora e Diretora Juliana Duarte Monteiro

Crédito:
Zezêh Lima

Palavras-chave:
paulo sadat, tv metrópole, juliana duarte, juliana duarte monteiro, leia jangu, jangurussu

Falei sobre a Revista Leia Jangu e a sua importante atuação no bairro Jangurussu referente a escritores e artistas do bairro.

Complementos

Posse da Escritora Juliana Duarte Monteiro como membro da Academia Feminina de Letras do Ceará

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.