Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Fernando Monteiro
Por: Ana Paula Nóbrega da Fonte, 21 de agosto de 2024

Uma família sindicalista nos anos 1930

Esta história contém:

Uma família sindicalista nos anos 1930

O nome de meu avô materno era Fernando Monteiro. Ele nasceu em Portugal, na região de Trás-os-Montes e migrou para o Brasil com os pais na juventude, em busca de melhores condições de vida. Foram residir em Santo André, na época uma região que foi passando de rural para um grande pólo industrial. Após algum tempo de experiência profissional nas fábricas do Grande ABC, sobretudo no setor químico, em 1932 integrou como segundo secretário a primeira diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Santos André, ao lado de Marcos Andreotti (presidente), Antonio Nunes (primeiro secretário), Luiz Calsolari (tesoureiro) e os conselheiros fiscais Euclides Fernando, Aníbal Ferrari e Francisco Moro.

Sempre tive muita admiração por uma foto da assembleia de posse da diretoria, que minha mãe guardou com carinho entre suas poucas lembranças familiares, mas eu só soube de fato quem eram as pessoas ao lado de meu avô na foto quando em 2024, após longa pesquisa, encontrei o livro comemorativo dos 50 anos do Sindicato, intitulado \\\"50 anos de luta: 1933/1983\\\".

A seu lado esteve a companheira Maria Callejon Monteiro, minha avó, também sindicalista, filha do anarco-sindicalista espanhol José Callejon e da italiana Irene Melaratto. Essa mulher brilhante e de uma coragem ímpar para a época nasceu em alto mar, próximo a um porto da França, no porão de um navio, durante a migração de sua família para o Brasil, vindo se instalar na mesma região que a família de meu avô, onde trabalharam como agricultores e feirantes por muitos anos, até que sucumbiram ao advento das indústrias, para as quais passaram a vender sua força de trabalho.

Desde jovem ela lutou bravamente pelos direitos das mulheres trabalhadoras, fortalecendo ideias que futuramente viriam a se constituir como direitos, como a licença amamentação. Além de minha mãe, Maria Monteiro, ela perdeu uma filhinha chamada Olga (em homenagem a Olga Benário), vítima da coqueluche, aos...

Continuar leitura
Fechar

Capa do livro 50 anos de Lutas: 1933-1983

Dados da imagem Publicação que registra a presença de meu avô Fernando Monteiro na primeira composição da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Santos André (1932)

Período:
Ano 1932

Local:
Brasil / São Paulo / Santo André

Imagem de:

História:
Uma família sindicalista nos anos 1930

Crédito:
Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, Mauá, R

Palavras-chave:
síndicato, metalúrgicos, santo andré

Publicação que registra a presença de meu avô Fernando Monteiro na primeira composição da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Santos André (1932)

Complementos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Feminista rural
Texto

Maria Auxiliadora Dias Cabral

Feminista rural
Onde estão as mulheres rurais?
Texto

Maria Vanete Almeida

Onde estão as mulheres rurais?
Uma mulher apoiando as outras
Vídeo Texto

Ana Lucia Pedro Fontes

Uma mulher apoiando as outras

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.