Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: gustavo praxedes, 21 de julho de 2024

Museu brinquedim: Aprendendo com o lúdico

Esta história contém:

Museu brinquedim: Aprendendo com o lúdico

Museu brinquedim: Aprendendo com o lúdico

Gustavo de Castro Praxedes

Na beleza do caminho, há mais ou menos 59 km de Fortaleza, no município de Pindoretama, as margens da CE-040, surgem uns bonecos que mais lembram um pau de cebo. Pois, não era isso, mas sim, um marco chamativo para se conhecer um museu diferente, o Museu Brinquedim, isso mesmo, “brinquedim” no diminutivo, porém, também uma alusão ao seu criador, Antônio Jader Pereira dos Santos, o “Dim brinquedim”.

Ainda na infância, Dim, brincava de fazer brinquedos lá em Camocim, cidade do interior do Ceará. Assim sendo, acabou criando uma linguagem artística própria, unindo o lúdico e o estético.

Localizado em um sítio, que abriga parte de uma mata, O Museu Brinquedim, possui um acervo de mais de 500 peças. Brinquedos, esculturas, telas de várias dimensões, foram criadas e armazenadas ao longo de 40 anos de trabalho. Tudo isso, cria “um ambiente que desperta e motiva o visitante para a compreensão do valor do lúdico para o enriquecimento e fortalecimento da vida”. A interatividade com o espectador, exaltam a alegria e a brincadeira. Faz qualquer adulto encher os olhos e querer voltar a ser criança. Parafraseando o antropólogo Wallace de Deus, “O Museu Brinquedim é um espaço que recupera, através da arte, uma dimensão fundamental da condição humana: a capacidade de brincar, de jogar e de sorrir”. Depois de visitar o local, sai de lá extasiado com tamanha beleza da arte lúdico-interativa. Me senti, uma eterna criança num corpo de adulta, dizendo: Tudo isso me pertence. Valeu conhecer.

Palavras-chave: museu, lúdico, aprendizagem
Fechar

Museu Brinquedim

Dados da imagem Peças do museu

Período:
30/06/2024

Local:
Brasil / Ceará / Potiretama

Imagem de:

História:
Museu brinquedim: Aprendendo com o lúdico

Crédito:
Gustavo Praxedes

Palavras-chave:
museu, brinquedos

Peças do museu

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Era uma grande moleca....
Vídeo Texto

Karen Cristina Conceição Simão

Era uma grande moleca....
Transformando a dor em alegria
Texto

Eduardo Cômodo Valarelli

Transformando a dor em alegria
"É preciso rememorar pra transgredir"
Vídeo Texto
Educação debaixo do pé de manga
Vídeo Texto

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.