Museu brinquedim: Aprendendo com o lúdico
Gustavo de Castro Praxedes
Na beleza do caminho, há mais ou menos 59 km de Fortaleza, no município de Pindoretama, as margens da CE-040, surgem uns bonecos que mais lembram um pau de cebo. Pois, não era isso, mas sim, um marco chamativo para se conhecer um museu diferente, o Museu Brinquedim, isso mesmo, “brinquedim” no diminutivo, porém, também uma alusão ao seu criador, Antônio Jader Pereira dos Santos, o “Dim brinquedim”.
Ainda na infância, Dim, brincava de fazer brinquedos lá em Camocim, cidade do interior do Ceará. Assim sendo, acabou criando uma linguagem artística própria, unindo o lúdico e o estético.
Localizado em um sítio, que abriga parte de uma mata, O Museu Brinquedim, possui um acervo de mais de 500 peças. Brinquedos, esculturas, telas de várias dimensões, foram criadas e armazenadas ao longo de 40 anos de trabalho. Tudo isso, cria “um ambiente que desperta e motiva o visitante para a compreensão do valor do lúdico para o enriquecimento e fortalecimento da vida”. A interatividade com o espectador, exaltam a alegria e a brincadeira. Faz qualquer adulto encher os olhos e querer voltar a ser criança. Parafraseando o antropólogo Wallace de Deus, “O Museu Brinquedim é um espaço que recupera, através da arte, uma dimensão fundamental da condição humana: a capacidade de brincar, de jogar e de sorrir”. Depois de visitar o local, sai de lá extasiado com tamanha beleza da arte lúdico-interativa. Me senti, uma eterna criança num corpo de adulta, dizendo: Tudo isso me pertence. Valeu conhecer.



.jpg)