Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Maria Tavares
Por: Tetê te Conta, 2 de maio de 2024

Meu nome não é Maria, a história de minha tataravó puri.

Esta história contém:

Meu nome não é Maria, a história de minha tataravó.

Poucas coisas eu sabia a respeito de Maria. Apenas que se chamava Maria, que era “índia”, que foi “pega a laço” por um tataravô e que ele a fez sua “esposa”.

O curioso é que levei tempo para perceber que nenhuma delas era verdade. E quanto percebi, ouvi um grito:

- Meu nome não é Maria!

Esse grito me sacudiu e senti vontade de buscá-la. Sonhei muito à sua procura. Percorri as margens do Paraíba na esperança de que suas águas me contassem do seu cheiro. Andei entre plantas, imaginando que ervas que me trariam sua lembrança, mas ela não estava lá. No entanto, sinto que preciso, preciso muito desenterrá-la. Não os seus ossos. Mas a sua carne.

- Meu nome não é Maria!

É só o que consigo ouvir. Queria tanto conhecê-la! Por que ela não fala comigo? Por que não se revela para mim? Só consigo ouvir esse grito. Ele se repete pela terceira vez e, de repente, tudo faz sentido: nunca vou encontrá-la se continuar procurando por Maria. Seu nome não é Maria. Faço silêncio em mim.

Para desenterrar minha tataravó, preciso enterrar Maria.

Lentamente tiro seu vestido, suas anáguas, seu escapulário e seu brinco de pérola. Liberto seus cabelos do coque e seus pés dos sapatos apertados. A mulher nua a minha frente sorri, livre, plena e eu choro. Peço desculpas por tê-la chamado de Maria durante tanto tempo e por ignorar tudo a seu respeito. Fazemos uma fogueira e queimamos as roupas de Maria.

Finalmente ela me conta sua história. Seu povo, os Puri, viviam felizes no mundo de cima, mas gostavam muito das flores e frutos da árvore sapucaia. Então, sempre desciam até o mundo de cá por um dos galhos dessa árvore que ligava os dois mundos para colherem seus frutos. Certa vez, quando estavam aqui, o galho quebrou e nunca mais conseguiram voltar. Os homens brancos, então, os dominaram e aos poucos foram se esquecendo dos costumes e da própria identidade.

Ela...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vídeo Texto

Eunice Maria Porto

"Cuida da sua criança!"
Cristianismo inclusivo
Vídeo Texto

Gregory Rodrigues Roque de Souza

Cristianismo inclusivo

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.