Bairro Bixiga de São Paulo e as memórias preservadas pelo coletivo B13

O bairro Bixiga, em São Paulo, é um território marcado por histórias de vida, memórias e disputas de narrativas. Neste mês, o Museu da Pessoa destaca o coletivo B13, Núcleo da Rede do Museu que atua diretamente com a diversidade do bairro.

Desde novembro de 2024, o B13 integra a Rede de Núcleos do Museu da Pessoa. A partir dessa parceria, o coletivo passou a contribuir com o acervo da instituição, ampliando o registro das histórias de moradores, lugares e pessoas ligadas ao bairro Bixiga de São Paulo.

O Núcleo Museu da Pessoa B13 e sua atuação no bairro Bixiga

O B13 é um coletivo de audiovisual que aborda cultura, arte, política, educação e comportamento. Sua atuação parte do bairro Bixiga e se conecta com pessoas que mantêm relações diretas com o território.

O Núcleo Museu da Pessoa tem como objetivo criar um espaço de expressão, reflexão e crítica. Além disso, busca preservar e divulgar memórias que nem sempre aparecem na história oficial do bairro. Por isso, valoriza as origens quilombolas, nordestinas e trabalhadoras do Bixiga.

Ao mesmo tempo, o B13 fortalece a identidade dos moradores e promove a participação ativa da comunidade. Dessa forma, contribui para a valorização da população local e de suas trajetórias cotidianas.

Podcast B13

Ações e produções 

O Núcleo Museu da Pessoa B13 organiza suas produções em diferentes programas. Entre eles, destacam-se:

Reportagens B13

Além disso, o B13 produz documentários. Um dos destaques é o filme O Bixiga Ressuscita Outra Vez, que integra a série de curtas-metragens documentais sobre o bairro.

🔗 https://www.youtube.com/watch?v=ZMnLm8hS7pc

Histórias do bairro Bixiga

Entre as histórias registradas pelo Núcleo Museu da Pessoa, está a de Luiz Carlos Baya, integrante da Velha Guarda do Vai-Vai. Em seu depoimento, ele fala sobre as origens nordestinas de sua família e sobre o papel desse povo na construção de São Paulo:

“Na minha família, meu pai é maranhense e minha mãe, piauiense. Vieram pra São Paulo porque naquela época vinham muitos nordestinos. Foi um povo aguerrido, guerreiro, que praticamente levantou essa cidade.”

Entre para a Rede de Núcleos do Museu da Pessoa

Se você deseja saber mais sobre como participar nas próximas turmas e entender como funciona o apoio do Museu para criar exposições, documentários e outros produtos culturais a partir de histórias de vida, acesse a página da formação em Memórias e Histórias de Vida e confira todas as informações necessárias.

Núcleos em Ação: Patrimônio Mundial como força coletiva em São Luís

A série Núcleos em Ação destaca, todo mês, um projeto criado pelos Núcleos da Rede do Museu da Pessoa. Neste ciclo, o foco está no Núcleo Museu da Pessoa B13, coletivo que atua no bairro Bixiga de São Paulo. O núcleo valoriza memórias quilombolas, nordestinas e trabalhadoras, fortalecendo a identidade da comunidade e promovendo a participação ativa dos moradores por meio de podcasts, reportagens, documentários e séries que refletem o cotidiano e a cultura do Bixiga.

No mês anterior, o destaque foi o Núcleo Museu da Pessoa Guardiões em Rede, que evidenciou a preservação como um exercício coletivo de escuta e reconhecimento das vozes que mantêm vivos territórios e patrimônios em São Luís, Maranhão. O projeto demonstrou que preservar não é apenas registrar histórias, mas reconhecer o papel de cada pessoa que contribui para a memória de centros históricos e comunidades locais.