Com patrocínio da Petrobras, a programação cultural do Museu da Pessoa em junho convida você a viver experiências únicas que celebram o poder das histórias de vida. Por meio de exposições, formações, entrevistas e vivências interativas, refletimos sobre temas que atravessam o tempo e tocam profundamente a condição humana — como a fé, a ancestralidade, as transformações do clima e a preservação da memória coletiva.

Programação de Maio
Exposição Vida, Morte, Fé
Permanente
A exposição digital segue em cartaz convidando à reflexão sobre temas existenciais através de histórias. Com um olhar sensível sobre a diversidade religiosa no Brasil, a exposição digital “Vida, Morte, Fé” apresenta histórias de líderes espirituais como Nilton Bonder, Monja Coen e Pastor Henrique Vieira. Além disso, o projeto ainda lança o material educativo “Religião não é crime”, alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), com o objetivo de promover tolerância religiosa.
Programa Conte sua História entrevista personagens da Programação 2025
O Museu da Pessoa registra as histórias de vida relacionadas a mudanças climáticas que farão parte da programação “Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas”.
Cabine Manto
de 4 a 11 de junho
O que sua história pode contar sobre as mudanças climáticas? Essa é a pergunta que guia a Cabine Manto, instalada no Centro de Artes da Maré, no Rio de Janeiro. A cabine convida o público a registrar relatos sobre como as mudanças do clima atravessam suas vidas. Junto à cabine, estará exposto o Manto de Memórias: um grande tecido simbólico que está sendo construído a partir de resíduos reciclados e costurado durante oficinas realizadas durante a itinerância da cabine.

📌 Saiba mais sobre a cabine no RJ
Formação dos guardiões da memória do povo Enawenê
Jovens indígenas concluem a formação com a metodologia do Museu da Pessoa para registrar e preservar histórias de vida em seus territórios. Em 2025, temos trabalhado em projetos de memória junto aos povos Enawene Nawe (MT) e Iny Karajá (região do Rio Araguaia) na produção de conteúdos audiovisuais voltados à preservação desses patrimônios imateriais. As iniciativas envolvem a formação de jovens nos territórios com a metodologia do Museu da Pessoa para o registro e salvaguarda de histórias de vida.
Exposição Vidas em Cordel em Vitória
Até 22 de junho
A nova exposição no Espírito Santo convida o público a mergulhar em um universo de memórias, rimas e emoções. “Vidas em Cordel” é uma mostra sensível e envolvente. Com entrada gratuita, está aberta à visitação no Parque Pedra da Cebola, em Vitória (Rua Vicente de Oliveira, S/N, Mata da Praia), de 20 de maio a 22 de junho. Os horários de funcionamento são de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h.
📌 Saiba mais sobre a exposição no ES
Formação em Memória e Histórias de Vida da Rede de Núcleos
Inscrições até 30 de julho
O curso oferece aulas sobre a Tecnologia Social de Memória, metodologia criada pelo Museu da Pessoa para registrar, preservar e disseminar histórias de vida. É um curso com 60 horas de conteúdo que ensina passo a passo como desenvolver projetos de memória social. A formação é voltada para quem deseja aplicar as metodologias do Museu da Pessoa em sua atuação profissional ou comunitária — seja em escolas, coletivos, instituições culturais, projetos de comunicação ou ações sociais.

Plano museológico 2025 – 2030
Acesse o site do Museu da Pessoa e conheça o documento que apresenta os próximos passos do museu para preservar e compartilhar histórias de vida.
Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas
Em 2025, o Museu da Pessoa reafirma seu compromisso com a memória, a diversidade e a reflexão sobre os desafios do mundo contemporâneo com sua Programação. Exposições, mostras audiovisuais e projetos educativos fazem parte dessa trajetória, ampliando o diálogo e valorizando as histórias de vida como ferramentas de transformação social. Acompanhe nossas ações ao longo do ano e participe dessa jornada!
A Programação Cultural do Museu da Pessoa é Viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial da Petrobras, patrocínio do Mercado Livre e 3M, e idealização do Museu da Pessoa.