Programação Cultural – Outubro no Museu da Pessoa

Outubro chega com uma agenda intensa no Museu da Pessoa. Exposições, oficinas, chamadas abertas e encontros reafirmam o compromisso do museu em valorizar histórias de vida, tradições populares e memórias de diferentes comunidades. Confira os destaques do mês e programe-se para participar das atividades físicas e online:

Conferência Internacional de Tecnologias Sociais da Memória

📅 De 31 de outubro a 8 de novembro

A 1ª Conferência Internacional de Tecnologias Sociais da Memória acontece entre outubro e novembro em dois formatos: online (31 de outubro a 1º de novembro) e presencial em São Paulo (6 a 8 de novembro). Com o tema “Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas”, a programação reunirá nomes como Ailton Krenak, Maria Gaitán, Célio Turino, Américo Castilha e Elvira Espejo. O evento, que integra a programação bienal do Museu da Pessoa, propõe refletir sobre como as narrativas em torno das mudanças climáticas podem inspirar soluções, fortalecer comunidades e abrir novos caminhos.

Um grupo de pessoas está reunido em volta de uma mesa para um dos workshops passados da Conferência Internacional de Digital Storytelling.
Workshop organizado pelo Storycenter, parceiro na realização da Conferência no Brasil

📌 Saber mais

Inscrições abertas para a Mostra Educativa 

📅 Submissão de propostas até 4 de novembro

A Mostra Educativa convida educadores e produtores de conteúdo a desenvolver propostas pedagógicas inspiradas nas histórias do acervo do Museu da Pessoa. Nesta edição, serão distribuídos R$ 40 mil em prêmios para projetos voltados ao ambiente escolar, atividades extracurriculares e conteúdos digitais. O objetivo é valorizar as histórias de pessoas e comunidades indígenas, promovendo o conhecimento e a preservação de suas memórias.

📌 Realizar inscrição

Oficinas gratuitas na exposição Vidas em Cordel em Recife

📅 Em cartaz até 15 de dezembro

O público de Recife pode participar de oficinas gratuitas no Centro Cultural Cais do Sertão, conduzidas por artistas e mestres da cultura popular. As atividades integram a exposição Vidas em Cordel, que transforma relatos pessoais em folhetos de cordel e celebra a força da tradição nordestina com versos e xilogravuras inéditas. Até o momento, já recebemos mais de 5174 visitantes na exposição, e a cabine interativa de histórias já coletou mais de 400 relatos.

Oficina sobre Xilogravura com Lucélia Borges, curadora e xilogravurista da exposição Vidas em Cordel

📌 Ver programação das oficinas

Exposição híbrida “Você já escutou a Terra?”

📅 Em breve

A Exposição, que tem sua versão digital e física em Belém, tem como proposta sensibilizar o público para poderem se abrir a uma escuta da Terra. Uma escuta que inclui experiências humanas e não humanas e que provoca o espectador a se perceber, a perceber seu corpo, seu território, sua escuta de si e do outro. A proposta parte de uma perspectiva denominada biocêntrica, na qual o ser humano é entendido como parte de um ecossistema no qual toda vida, animada ou não, possui direito à existência. 

Programação cultural “Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas”

Em 2025, o Museu da Pessoa reafirma seu compromisso com a memória, a diversidade e a reflexão sobre os desafios do mundo contemporâneo com sua Programação Cultural. Exposições, mostras audiovisuais e projetos educativos fazem parte dessa trajetória, ampliando o diálogo e valorizando as histórias de vida como ferramentas de transformação social. Acompanhe nossas ações ao longo do ano e participe dessa jornada!

A Programação Cultural do Museu da Pessoa é viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial da Petrobras e patrocínio do Mercado Livre, 3M e Itaú Unibanco. As ações ainda contam com apoio financeiro do BNDES e parceria do Museu Nacional dos Povos Indígenas, da Funai.

📌 Programação completa