Programação cultural do Museu da Pessoa – Agosto de 2025

Com patrocínio da Petrobras, a programação cultural do Museu da Pessoa em agosto destaca, sobretudo, o poder das histórias de vida para valorizar a diversidade, a memória e a transformação social. Ela reúne exposições, mostras, premiações e chamadas públicas que acontecem em diferentes regiões do país e também no virtual. 

Confira, a seguir, as principais atividades presenciais e virtuais que compõem a programação cultural deste mês:

Exposições e cabines de histórias

Exposição Vidas em Cordel na Flip – Paraty (RJ)
📅 Até 3 de agosto

A exposição Vidas em Cordel apresenta histórias do acervo do Museu da Pessoa narradas em literatura de cordel. Além disso, o público pode conhecer relatos de personagens como Aílton Krenak e pessoas comuns. Também há uma cabine interativa para o visitante registrar suas próprias memórias, que passam a integrar o acervo digital do Museu da Pessoa.
📌 Saiba mais

Cabine Manto – Porto Alegre (RS)
📅 Até 17 de agosto

Ainda na programação cultural, a Cabine Manto está na Casa de Cultura Mario Quintana, convidando o público gaúcho a registrar suas histórias de vida, que serão incorporadas ao acervo digital do Museu da Pessoa. Essa iniciativa valoriza as memórias locais e fortalece o direito à memória.
📌 Saiba mais

Exposição Vidas em Cordel no Centro Cultural Cais do Sertão – Recife (PE)
📅 15 de agosto

Desta vez em Recife, a exposição oferece uma imersão no universo da poesia popular nordestina. Folhetos de cordel gratuitos, uma cabine para gravação de histórias (onde os visitantes que contam suas histórias ganham uma cartela de adesivos), além de atividades como aulas-espetáculo, visitas guiadas e apresentações musicais, fazem parte dessa programação cultural.

Exposição Vidas em Cordel em Vitória-ES. Crédito da foto: Claraboia.

Mostras, concursos e chamadas públicas

Mostra Audiovisual Vidas Indígenas – Evento de premiação
📅 27 de agosto, às 19h

Teremos a tão esperada cerimônia de premiação da Mostra Audiovisual Vidas Indígenas, que ocorrerá no Espaço Petrobras de Cinema, em São Paulo. Serão anunciados os dez vídeos selecionados, com R$ 4 mil para cada produção. Todos os vídeos têm como base narrativas indígenas presentes no acervo do Museu da Pessoa e serão exibidos ao público.

1ª Conferência Internacional de Tecnologias Sociais da Memória
📅 Inscrições de trabalhos até 1º de setembro

A Conferência acontecerá em formato virtual (31 de outubro e 1º de novembro) e presencial (6 a 8 de novembro, em São Paulo). Com o tema “Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas”, o evento reunirá experiências e reflexões sobre o papel das narrativas e das tecnologias sociais frente às crises contemporâneas. Os trabalhos selecionados para apresentação integrarão a programação cultural oficial do evento.
📌 Submeta seu trabalho

Mostra Educativa – Inscrições abertas
📅 Envio de projetos até 4 de novembro

A iniciativa convida educadores e criadores de conteúdo a participarem da Mostra Educativa, desenvolvendo propostas pedagógicas baseadas em histórias indígenas do acervo do Museu da Pessoa. Estão previstos R$ 40 mil em prêmios para iniciativas voltadas ao ambiente escolar, projetos extracurriculares e conteúdos digitais.
📌 Realizar inscrição

Processo de entrevista do ancião Arlindo Maia Tukano feito pelos indígenas da Iauaretê, Cachoeira da Onça.

Programação cultural “Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas”

Em 2025, o Museu da Pessoa reafirma seu compromisso com a memória, a diversidade e a reflexão sobre os desafios do mundo contemporâneo com sua Programação Cultural. Exposições, mostras audiovisuais e projetos educativos fazem parte dessa trajetória, ampliando o diálogo e valorizando as histórias de vida como ferramentas de transformação social. Acompanhe nossas ações ao longo do ano e participe dessa jornada!

A Programação Cultural do Museu da Pessoa é viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial da Petrobras e patrocínio do Mercado Livre, 3M e Itaú Unibanco. As ações ainda contam com apoio financeiro do BNDES e parceria do Museu Nacional dos Povos Indígenas, da Funai.

📌 Programação completa