Porto Alegre recebe ação do Museu da Pessoa sobre desafios ambientais

Até o dia 17 de agosto, o público de Porto Alegre pode participar da Cabine Manto, agora em novo endereço: na Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre). A experiência é gratuita e pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 20h.

A iniciativa, que conta com o patrocínio oficial da Petrobras e parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana e do RS Criativo, da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul, faz parte da programação 2025 do Museu da Pessoa e convida o público gaúcho a colaborar no registro de histórias de vida, que farão parte do acervo digital do Museu da Pessoa.

Antes, a Cabine Manto esteve no Museu da Cultura Hip Hop RS, também em Porto Alegre. De 27 de junho a 12 de julho, o espaço foi palco de uma ação gratuita que uniu arte, memória e meio ambiente. 

Grave sua história na Cabine Manto

O ponto central da ação é a Cabine Manto, uma instalação interativa montada na Casa de Cultura Mario Quintana. Qualquer pessoa pode entrar na cabine e gravar um relato de até três minutos sobre como os desafios ambientais impactam sua vida. Essas histórias passam a fazer parte do acervo do Museu da Pessoa.

Mulher branca, com os cabelos encaracolados está dentro da cabine do Museu da Pessoa para contar sobre sua experiência com desafios ambientais.
Créditos das imagens: @rafarafuagi @marifmartinez @cassiamachadors
Mulher negra, com os cabelos escuros e crespos, usa uma camiseta preta. Ela está dentro da cabine do Museu da Pessoa para contar sobre sua experiência com desafios ambientais.
Créditos das imagens: @rafarafuagi @marifmartinez @cassiamachadors

Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas

A ação na Casa de Cultura Mario Quintana integra o terceiro de oito movimentos da programação nacional do Museu da Pessoa em 2025. Com o tema “Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas”, o projeto conta com curadoria do escritor, filósofo e líder indígena Ailton Krenak. A proposta parte de uma perspectiva biocêntrica, que reconhece o valor e o direito à vida de todos os seres — humanos e não humanos — frente à crise ambiental.

Em 2025, o Museu da Pessoa reafirma seu compromisso com a memória, a diversidade e a reflexão sobre os desafios do mundo contemporâneo com sua Programação. Exposições, mostras audiovisuais e projetos educativos fazem parte dessa trajetória, ampliando o diálogo e valorizando as histórias de vida como ferramentas de transformação social. Acompanhe nossas ações ao longo do ano e participe dessa jornada!

A Programação Cultural do Museu da Pessoa é viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial da Petrobras e patrocínio do Mercado Livre e 3M. As ações ainda contam com apoio financeiro do BNDES, parceria do Museu Nacional dos Povos Indígenas, da Funai, e da Casa de Cultura Mario Quintana e do RS Criativo – instituição e programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul.