Até o dia 17 de agosto, o público de Porto Alegre pode participar da Cabine Manto, agora em novo endereço: na Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre). A experiência é gratuita e pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 20h.
A iniciativa, que conta com o patrocínio oficial da Petrobras e parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana e do RS Criativo, da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul, faz parte da programação 2025 do Museu da Pessoa e convida o público gaúcho a colaborar no registro de histórias de vida, que farão parte do acervo digital do Museu da Pessoa.
Antes, a Cabine Manto esteve no Museu da Cultura Hip Hop RS, também em Porto Alegre. De 27 de junho a 12 de julho, o espaço foi palco de uma ação gratuita que uniu arte, memória e meio ambiente.
Grave sua história na Cabine Manto
O ponto central da ação é a Cabine Manto, uma instalação interativa montada na Casa de Cultura Mario Quintana. Qualquer pessoa pode entrar na cabine e gravar um relato de até três minutos sobre como os desafios ambientais impactam sua vida. Essas histórias passam a fazer parte do acervo do Museu da Pessoa.


Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas
A ação na Casa de Cultura Mario Quintana integra o terceiro de oito movimentos da programação nacional do Museu da Pessoa em 2025. Com o tema “Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas”, o projeto conta com curadoria do escritor, filósofo e líder indígena Ailton Krenak. A proposta parte de uma perspectiva biocêntrica, que reconhece o valor e o direito à vida de todos os seres — humanos e não humanos — frente à crise ambiental.
Em 2025, o Museu da Pessoa reafirma seu compromisso com a memória, a diversidade e a reflexão sobre os desafios do mundo contemporâneo com sua Programação. Exposições, mostras audiovisuais e projetos educativos fazem parte dessa trajetória, ampliando o diálogo e valorizando as histórias de vida como ferramentas de transformação social. Acompanhe nossas ações ao longo do ano e participe dessa jornada!
A Programação Cultural do Museu da Pessoa é viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial da Petrobras e patrocínio do Mercado Livre e 3M. As ações ainda contam com apoio financeiro do BNDES, parceria do Museu Nacional dos Povos Indígenas, da Funai, e da Casa de Cultura Mario Quintana e do RS Criativo – instituição e programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul.