Museu da Pessoa oferece oficinas gratuitas de Preservação Digital em São Paulo

Entre dezembro e fevereiro, o Museu da Pessoa promoverá quatro oficinas dedicadas à preservação digital. Esse tema é essencial para garantir que histórias, documentos e memórias continuem acessíveis para as próximas gerações. Além disso, as atividades integram o projeto “Democratização da memória social pela preservação digital”, contemplado pelo edital Fomento CultSP do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo.

As oficinas acontecerão em quatro Núcleos do Museu da Pessoa, localizados em Santana de Parnaíba, Ubatuba, Botucatu e Piracicaba. Cada encontro busca fortalecer a Rede de Colaboração do Museu e ampliar o potencial de atuação de cada Núcleo. Assim, a iniciativa também cria novos vínculos entre instituições regionais interessadas na preservação de acervos digitais.

A primeira oficina acontece em Ubatuba, em parceria com o Núcleo Ubatuba Museu da Pessoa (NUMPE) e apoio do Impact Hub Ubatuba na realização do evento. Em breve, abriremos as inscrições para as demais localidades!

🔗 Conheça o acervo do Museu da Pessoa

Oficina no Núcleo Ubatuba Museu da Pessoa – NUMPE 

Data e horário: 09/12, às 15h (duração de 3h)
Local: Impact Hub Ubatuba (Rua Guaicurus, 310 – Barra da Lagoa, Ubatuba – SP)

Um homem branco e loiro está usando máscara descartável e óculos. Ele está com a mão direita segurando uma acervo digital quadrado, em frente a uma gaveta.

Por que falar de preservação digital?

Cada vez mais, a memória social depende de suportes digitais que, embora práticos, exigem cuidados próprios para permanecerem íntegros ao longo do tempo. Por isso, ao compartilhar conhecimentos e práticas, o Museu da Pessoa reafirma seu compromisso com metodologias acessíveis que permitam que comunidades, instituições e iniciativas culturais possam proteger seus acervos de forma segura e sustentável.

Além disso, durante as oficinas, serão distribuídos folhetos sobre preservação digital e conservação de fitas magnéticas. Desse modo, o material também ficará disponível gratuitamente na plataforma do Museu, ampliando o acesso às orientações e boas práticas.


Estes materiais e as demais ações deste projeto foram realizados com recursos por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo