Mostra Audiovisual em São Paulo premia curtas inspirados em histórias de pessoas indígenas

A Mostra Audiovisual Vidas Indígenas do Museu da Pessoa realiza sua cerimônia de premiação em São Paulo no dia 27 de agosto, com transmissão simultânea pelo Canal do YouTube do Museu da Pessoa. Em uma noite dedicada a celebrar o talento audiovisual e as histórias de vida de pessoas indígenas, a Mostra Audiovisual em São Paulo vai reconhecer os melhores curtas-metragens que transformaram narrativas presentes no acervo do Museu da Pessoa em novas leituras audiovisuais criativas.

📅 Data: 27 de agosto
🕖 Horário: 19h
📍 Local: Espaço Petrobras de Cinema – Rua Augusta, 1475 – Consolação, São Paulo
🎟 Entrada gratuita
📡 Transmissão ao vivo no canal do YouTube do Museu da Pessoa

Programação da cerimônia de premiação da Mostra Audiovisual em São Paulo

A noite começa com um coquetel de recepção para convidados, criando um espaço de encontro e diálogo entre realizadores, jurados, apoiadores e convidados. Em seguida, o Coral Guarani Kyre’y Kuery se apresenta. 

O momento mais aguardado da premiação da Mostra Audiovisual em São Paulo chega logo depois: a entrega dos prêmios e a exibição dos 12 curtas-metragens vencedores. Cada filme carrega uma narrativa única, revelando perspectivas singulares sobre as vidas e as culturas indígenas. Após a cerimônia, todos os vídeos ficarão disponíveis no site da Mostra, para que qualquer pessoa possa assistir.

Premiação da Mostra Audiovisual em São Paulo com o tema “Vida, Morte, Fé”, em 2023.

O Museu da Pessoa e a memória dos povos originários

As ações do Museu da Pessoa nos territórios indígenas acontecem desde 2021, com cinco projetos voltados ao registro de povos brasileiros. Como resultado, já foram registradas em vídeo mais de 250 histórias de pessoas de 72 povos indígenas, muitas delas gravadas nas próprias línguas.

Mas que histórias são essas? No Maranhão, os povos Guajajara, Ka’apor e AwáGuajá já participaram de ações de memória. No Rio Negro, no Amazonas, o projeto foi realizado com povos guardiões de dois patrimônios culturais imateriais reconhecidos pelo IPHAN: a Cachoeira de Iauaretê, no Alto Rio Negro, e o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro.

Em 2025, foi a vez dos Enawenê Nawê, no Mato Grosso, e dos Iny Karajá, em Goiás e no Tocantins. E em 2026, novos territórios serão envolvidos: o povo Wajãpi, no Amapá, e as comunidades do Médio Amazonas.

Esse acervo significa muito mais do que registros audiovisuais: ele reúne vozes, saberes e experiências que fortalecem a memória coletiva dos povos indígenas e reafirmam sua presença na história do Brasil. Assim, o acervo se torna também uma forma de proteger e valorizar as línguas, as práticas culturais e as visões de mundo desses povos, garantindo que permaneçam vivos.

O que é a Mostra Audiovisual Vidas Indígenas

O Museu da Pessoa criou a Mostra para incentivar estudantes, cineastas e produtores a transformarem histórias reais do seu acervo em experiências visuais marcantes, capazes de provocar reflexão e gerar impacto social. 

Nesta edição, com o tema “Vidas Indígenas”, mais de 200 vídeos foram inscritos e analisados por um júri composto por sete profissionais com trajetórias relevantes na cultura, no audiovisual e na preservação da memória: Karen Worcman, Olinda Tupinambá, Barbara Trugillo, Tatiana Toffoli, Minom Pinho, Priscila Machado e Edgar Kanaykõ.

Na segunda etapa, os 32 finalistas foram disponibilizados ao público para votação popular, aberta durante dez dias no site da Mostra. Agora, chegou o momento de revelar os 12 vencedores, que receberão R$ 4 mil cada durante a cerimônia de premiação.

Mais do que um festival de curtas, a Mostra Audiovisual Vidas Indígenas é um convite para o público conhecer diferentes perspectivas sobre a história e as culturas indígenas em narrativas que emocionam, inspiram e ampliam o olhar sobre o Brasil.

Participe da premiação da Mostra Audiovisual em São Paulo

A entrada para a premiação da Mostra Audiovisual Vidas Indígenas em São Paulo é gratuita, mas as vagas são limitadas. Retire seu ingresso com antecedência!

A Mostra Audiovisual do Museu da Pessoa é viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Lei Rouanet), por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial da Petrobras. O projeto também conta com o patrocínio da Spcine, Mercado Livre, 3M e Itaú Unibanco, além de parceria com o Museu Nacional dos Povos Indígenas, da Funai, Instituto Criar, Casa Redonda, Navega e Instituto de Políticas Relacionais, além de apoio do Canal Futura, apoio de mídia do Canal Curta! e CurtaOn e apoio financeiro do BNDES.

Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas

O Museu da Pessoa reafirma seu compromisso com a memória, a diversidade e a reflexão sobre os desafios do mundo contemporâneo com sua Programação. Exposições, mostras audiovisuais e projetos educativos fazem parte dessa trajetória, ampliando o diálogo e valorizando as histórias de vida como ferramentas de transformação social. Acompanhe nossas ações de “Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas” ao longo do ano e participe dessa jornada!

A Programação Cultural do Museu da Pessoa é viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial da Petrobras e patrocínio do Mercado Livre, 3M e Itaú Unibanco. As ações ainda contam com apoio financeiro do BNDES e parceria do Museu Nacional dos Povos Indígenas, da Funai.

📌Programação completa