Julho no Museu da Pessoa: ações que fortalecem a memória e a educação

A programação cultural do Museu da Pessoa em julho convida você a transformar e ser transformado por histórias de vida. Ao longo do mês, seguimos promovendo experiências que unem memória, educação e arte — com mostras, formações, exposições e ações interativas que percorrem temas urgentes como as mudanças climáticas, a diversidade religiosa, a ancestralidade indígena e o direito à memória.

Conferência Internacional de Storytelling Digital
📅
Envio de propostas até 18 de setembro

Como o storytelling digital pode inspirar ação em um mundo em crise? Essa é a provocação central da 12ª edição da International Digital Storytelling Conference. Pela primeira vez, o evento será realizado na América Latina, recebido pelo Museu da Pessoa em São Paulo. Qualquer pessoa interessada pode se candidatar para participar do evento! A conferência valoriza a diversidade de formas de contar histórias

📌 Envie sua proposta

Vidas Indígenas Patrimônios Imateriais – Culminância do povo indígena Enawenê Nawê
📅
5 de julho

Em 2025, o Museu da Pessoa desenvolveu um projeto de memória junto ao povo Enawenê Nawê (MT), formando jovens indígenas para registrar e preservar histórias de vida em seus territórios. Utilizando a metodologia do museu, os jovens se tornaram entrevistadores e produtores de conteúdo audiovisual voltado à valorização e salvaguarda de patrimônios imateriais. A última etapa do projeto será marcada por um evento de culminância no qual será exibido o documentário realizado pelos jovens. Além disso, haverá a entrega de certificados para entrevistadores e entrevistados, e será realizada a abertura simbólica da Floresta de Histórias — com o plantio de mudas nativas, cada uma representando uma das pessoas que tiveram suas memórias registradas. Nos acompanhe nas redes sociais para saber mais!

Ritual Drohi registado pelo Museu da Pessoa no território do povo indígena Enawenê Nawê.

Cabine Manto no Rio Grande do Sul
📅
Até 12 de julho

A partir do dia 27 de junho, a população gaúcha tem podido participar da produção de uma obra de arte que vai reunir histórias sobre como os desafios ambientais estão impactando o dia a dia da população brasileira. A Cabine Manto é uma ação realizada pelo Museu da Pessoa e conta com a parceria do Museu da Cultura Hip Hop RS, que recebe a programação no Rio Grande do Sul.

📌 Saiba mais

Formação em Memória e Histórias de Vida
📅
Inscrições até 20 de julho

Para quem trabalha com cultura, educação, comunicação ou causas sociais — ou simplesmente acredita no poder transformador das histórias — existe um caminho concreto para tirar ideias do papel: participar da Formação em Memória e Histórias de Vida e se tornar um Núcleo Museu da Pessoa. O curso proporcionará aos participantes o aprendizado de conduzir entrevistas, criar produtos culturais com base em histórias de vida ou dar visibilidade à memória da sua comunidade.

📌 Matricule-se na formação

Exposição Vidas em Cordel em Colatina
📅
26 de junho até 27 de julho

Vidas em Cordel em Colatina, no Espírito Santo, é uma parceria entre o Museu Vale e o Museu da Pessoa. Após passar por Vitória, a mostra é apresentada no Centro de Ciência de Colatina, transformando o local em uma galeria de arte, poesia e contos.  Vinte e três trajetórias de vida ganham o formato de cordéis ilustrados, incluindo duas capixabas, Regina Ruschi e Dilvana Santos, além de uma homenagem à Dona Domingas, símbolo da luta da população negra do Estado.

Exposição Vidas em Cordel em Vitória. Créditos: Claraboia.

📌 Saiba mais   

Mostra Educativa
📅 28 de julho – início das inscrições

Vem aí uma oportunidade para transformar histórias reais em materiais educativos e ainda concorrer a prêmios. A mostra é voltada para quem atua na Educação – dentro ou fora da sala de aula: em escolas, projetos sociais ou nas redes sociais. Para participar basta escolher dois materiais do nosso acervo e criar uma proposta de plano de aula, sequência de atividades ou conteúdo digital que se conecte com o seu dia a dia.

Exposição de encerramento do projeto Memória Local na Escola em Indaiatuba, em 2008. Foto de Paulo Gil.

📌Faça sua pré-inscrição

Exposição digital Vida, Morte, Fé
📅
Permanente

A exposição digital segue em cartaz convidando à reflexão sobre temas existenciais através de histórias. Com um olhar sensível sobre a diversidade religiosa no Brasil, a exposição digital “Vida, Morte, Fé” apresenta histórias de líderes espirituais como Nilton Bonder, Monja Coen e Pastor Henrique Vieira. Além disso, o projeto ainda lança o material educativo “Religião não é crime”, alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), para promover a tolerância religiosa.

📌 Acesse a exposição

Programa Conte sua História
📅
2025

O programa Conte sua História está registrando relatos de vida relacionados às mudanças climáticas como parte da programação. Até o momento, já foram realizadas 35 entrevistas, com a meta de alcançar entre 50 e 55 histórias até o fim do ano com pessoas de diferentes regiões e biomas do Brasil. Todo esse material será incorporado à exposição que será exibida em Belém, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Em julho, a equipe estará no Rio Grande do Sul do país para realizar, em média, sete novas entrevistas em diversas cidades.

📌 Conte sua história sobre as mudanças climáticas

Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas

Em 2025, o Museu da Pessoa reafirma seu compromisso com a memória, a diversidade e a reflexão sobre os desafios do mundo contemporâneo com sua Programação. Exposições, mostras audiovisuais e projetos educativos fazem parte dessa trajetória, ampliando o diálogo e valorizando as histórias de vida como ferramentas de transformação social. Acompanhe nossas ações ao longo do ano e participe dessa jornada!

A Programação Cultural do Museu da Pessoa é viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial da Petrobras e patrocínio do Mercado Livre, 3M e Itaú Unibanco. As ações ainda contam com apoio financeiro do BNDES e parceria do Museu Nacional dos Povos Indígenas, da Funai.

📌 Programação completa