O novo ano começa e o Museu da Pessoa amplia suas portas — no ambiente digital e presencial — para uma programação que reafirma seu compromisso com a escuta, o diálogo e a valorização das histórias de vida. Nesse contexto, o público é convidado em janeiro a refletir sobre memória e os modos como nossas histórias se entrelaçam com os grandes desafios da sociedade.
Além disso, mesmo quando realizadas em espaços físicos, as ações do Museu contam com versões digitais e plataformas digitais, ampliando o acesso aos conteúdos e conectando pessoas de diferentes territórios. As exposições presenciais seguem em cartaz por mais tempo nos espaços expositivos, com prorrogação das datas, ampliando também as oportunidades de visitação.
A seguir, confira as ações do mês:
Programação de Janeiro
Exposição Você Já Escutou a Terra? – Belém (PA)
📅 Em cartaz até 28 de fevereiro no Museu do Estado do Pará
A exposição imersiva Você Já Escutou a Terra? convida o público a refletir sobre sua relação com a natureza, o território e a memória. Durante o mês de janeiro, a mostra conta com ativações especiais que ampliam a experiência sensorial e o diálogo com os temas propostos.
💻 Exposição digital – em cartaz permanentemente
Já no ambiente digital, o público pode navegar por mais de 50 histórias de vida coletadas em todos os biomas do Brasil. O ambiente online também reúne vídeos de bastidores da expedição e reflexões de Ailton Krenak, ampliando as formas de escuta e conexão com as vozes da Terra.
Além disso, a participação é ativa: cada pessoa pode enviar fotos e histórias para compor o Manto digital e integrar o acervo permanente do Museu da Pessoa. Assim, a exposição tem seu alcance ampliado, permitindo que pessoas de qualquer lugar do mundo participem.
Exposição Vidas em Cordel – Recife (PE)
📅 Em cartaz até 18 de janeiro no Cais do Sertão
A exposição itinerante Vidas em Cordel celebra a cultura popular e a potência das vozes nordestinas por meio de histórias de vida transformadas em cordéis. A mostra articula memória, oralidade e literatura popular em uma experiência coletiva e sensível.
💻 Exposição digital – em cartaz permanentemente
Além da versão física, Vidas em Cordel conta com uma exposição digital que reúne conteúdos exclusivos e uma experiência complementar à itinerância. No ambiente online, o público encontra informações aprofundadas sobre a exposição, conteúdos sobre a cultura do cordel, cordéis animados, registros da itinerância e posts de visitantes da exposição presencial.
Entre os destaques está o livreto educativo “Vidas em Cordel para Educadores”. O material gratuito é voltado para professores e educadores interessados em trabalhar histórias de vida a partir da literatura de cordel. Da mesma maneira, a plataforma também reúne uma playlist musical selecionada pelos curadores e um podcast com narração de Marcelino Freire e Klévisson Viana. Nele, cada episódio apresenta uma história de vida cordelizada.
Mostra Audiovisual Vidas Indígenas – Plataforma digital
📅 Disponível permanentemente
Os 13 filmes vencedores da 5ª Mostra Audiovisual Vidas Indígenas estão disponíveis gratuitamente na plataforma do Museu da Pessoa. As produções reafirmam a potência das narrativas indígenas e a importância da autoria na construção das imagens e histórias.
Nesta edição da Mostra, todas as regiões do Brasil enviaram seus vídeos, somando mais de 200 ao todo. A curadoria selecionou 32 finalistas, que foram disponibilizados ao público em uma votação popular, alcançando 2 mil votos. Como resultado, as 13 produções premiadas receberam R$ 4 mil, cada uma, durante a cerimônia realizada no Espaço Petrobras de Cinema, em São Paulo.

Mostra Educativa Vidas Indígenas – Plataforma digital (CEMP)
📅 Disponível permanentemente
O Centro de Educação, Memória e Pesquisa do Museu da Pessoa (CEMP) é uma plataforma digital gratuita recém-lançada, voltada à formação e à pesquisa. Nela, estão reunidosacervos temáticos, conteúdos formativos e materiais pedagógicos. Com isso, seu objetivo é ampliar o acesso a práticas educativas baseadas em histórias de vida.
Além disso, na plataforma estão disponíveis os projetos vencedores da Mostra Educativa Vidas Indígenas. Os materiais foram criados a partir de histórias reais do acervo do Museu da Pessoa e podem ser utilizados em contextos educativos formais e informais.
Entre os materiais em destaque, está a Masterclass Histórias de Vida em Sala de Aula, composta por seis episódios. Ao longo da série, a educadora Ana Severiano apresenta possibilidades de uso das metodologias e do acervo do Museu em sala de aula, em diálogo com temas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Programação cultural “Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas”
O Museu da Pessoa reafirma seu compromisso com a memória, a diversidade e a reflexão sobre os desafios do mundo contemporâneo com sua Programação Cultural. Exposições, mostras audiovisuais e projetos educativos fazem parte dessa trajetória, ampliando o diálogo e valorizando as histórias de vida como ferramentas de transformação social. Por isso, acompanhe nossas ações ao longo do ano e participe dessa jornada!
A Programação Cultural do Museu da Pessoa é viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial da Petrobras e patrocínio do Mercado Livre, 3M e Itaú Unibanco. As ações ainda contam com apoio financeiro do BNDES e parceria do Museu Nacional dos Povos Indígenas, da Funai.
🔗 Programação completa