As histórias de Goiânia podem ser vistas, sentidas e vividas nas trajetórias de quem escolhe a arte como modo de vida. Por isso, o Núcleo NuPAA Museu da Pessoa surgiu como o primeiro Núcleo Museu da Pessoa no estado de Goiás com o objetivo de valorizar essas narrativas.
Criado em 2023, o núcleo nasceu a partir do Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA/UFG/CNPq). Este grupo de pesquisa, fundado em 2016, é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.
Um núcleo feito por artistas, para artistas
Desde o início, o NuPAA (Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas) se propôs a reunir artistas-pesquisadoras interessadas em registrar e compartilhar histórias de vida relacionadas ao fazer artístico. O foco principal está em artistas em formação, em início de carreira ou recém-consolidados.
Além disso, o núcleo busca entender como essas pessoas chegaram à arte. O que as motivou? Quais caminhos percorreram? Quais desafios enfrentam para se manter ativas em um campo cultural frequentemente desigual, sobretudo fora dos grandes centros?
Histórias de artistas em Goiânia
Atualmente, o NuPAA conduz o projeto Histórias de artistas: investigação dos percursos formativos e estratégias de inserção profissional de artistas em formação e início de carreira no Estado de Goiás, com financiamento da FAPEG/GO. Com isso, o grupo investiga os percursos formativos e as estratégias de inserção profissional de 15 artistas de Goiás, com conclusão prevista para outubro de 2026.
Para realizar esse trabalho, o grupo utiliza a Tecnologia Social da Memória, metodologia desenvolvida pelo Museu da Pessoa. Ao mesmo tempo, dialoga com outras abordagens como a Pesquisa Autobiográfica em Arte, a Pesquisa Narrativa e a Pesquisa (Auto)Biográfica.
Dessa forma, as narrativas contemplam desde os primeiros contatos com a arte, geralmente ainda na infância, até os projetos atuais e os sonhos para o futuro. Em cada depoimento, a arte aparece não apenas como profissão, mas também como modo de ser e existir no mundo. Siga o NuPAA nas redes sociais para saber das novidades do projeto!
Resultados que ampliam as histórias de Goiânia e de Goiás
Como resultado, o projeto prevê a produção de vídeos em parceria com o Laboratório Entre-imagens (UEG), artigos acadêmicos e um livro com histórias de artistas de Goiás.
Assim, ao documentar essas experiências, o NuPAA fortalece a memória da arte no estado e amplia o reconhecimento de trajetórias que, muitas vezes, permanecem invisíveis. As histórias de Goiânia, portanto, ganham voz, forma e permanência no tempo.
Entre para a Rede de Núcleos do Museu da Pessoa
As aulas da nova formação de Núcleos do Museu da Pessoa já começaram! Se você quer saber mais sobre como participar nas próximas turmas e entender como funciona o apoio do Museu para criar exposições, documentários e outros produtos culturais a partir de histórias de vida, acesse a página da formação em Memórias e Histórias de Vida e fique por dentro.
Núcleos em Ação: histórias de Goiânia em destaque
A série Núcleos em Ação destaca, todo mês, um projeto criado pelos Núcleos da rede. Neste ciclo, o foco são os artistas de Goiânia. Suas histórias, registradas pelo NuPAA mostram mais do que trajetórias individuais. Elas revelam aspectos coletivos da cultura, da resistência e da identidade artística local — especialmente em uma cidade onde a produção cultural ainda enfrenta obstáculos estruturais.
No mês anterior, o destaque foi o Núcleo BioSaber, que conta as vivências das marisqueiras do Delta do Parnaíba. Suas histórias inspiram resistência, cuidado com o território e justiça climática. Ao mesmo tempo, reforçam o papel das mulheres na construção de soluções ambientais de base comunitária.