O Centro de Educação, Memória e Pesquisa do Museu da Pessoa (CEMP) é um espaço dedicado ao uso da memória como ferramenta de aprendizado, produção de conhecimento e transformação social. Nele, pesquisa, educação e memória se conectam de forma prática e acessível.
Atualmente, o CEMP reúne mais de 150 conteúdos entre recursos pedagógicos e produções acadêmicas, que apoiam ações educativas e de pesquisa. Ao mesmo tempo, valoriza as histórias de vida e a metodologia do Museu da Pessoa. Dessa forma, apoia ações educativas e de pesquisa baseadas na escuta, no diálogo e na troca de experiências.
Outro ponto central da plataforma é a sua comunidade. Ela é formada por educadores, pesquisadores, estudantes e agentes culturais comprometidos com o uso da memória como ferramenta de aprendizado, pesquisa e transformação social. Unidos pelo interesse em valorizar histórias de vida, esses participantes atuam de forma colaborativa, desenvolvendo projetos, compartilhando saberes e ampliando o alcance do acervo e das metodologias do Museu da Pessoa.

Mostra Educativa Vidas Indígenas
A Mostra Educativa é uma iniciativa criada para incentivar educadores e produtores de conteúdos de todo o Brasil a explorar o acervo de histórias de vida do Museu da Pessoa.
O objetivo é transformar essas histórias em planos de aula, atividades pedagógicas e projetos educacionais inspiradores. Assim, a mostra fortalece práticas que colocam educação e memória no centro do processo educativo.
Além disso, a Mostra Educativa destaca propostas que ampliam o uso do acervo em diferentes contextos. Os materiais apresentados demonstram como as histórias de vida podem gerar reflexão, diálogo e aprendizado a partir de experiências reais.
A edição de 2025 tem como tema Vidas Indígenas. Os conteúdos vencedores, disponíveis no CEMP, abordam histórias, saberes e trajetórias de povos indígenas, reforçando a importância da memória na valorização da diversidade cultural e na construção de narrativas plurais.

Educação e memória em sala de aula
O CEMP também oferece a masterclass “Histórias de Vida em Sala de Aula”, conduzida pela professora Ana Severiano.
A masterclass apresenta reflexões e propostas sobre o uso das histórias de vida em contextos educativos. Ao longo dos episódios, o conteúdo aprofunda a metodologia do Museu da Pessoa e explora o potencial do acervo como ferramenta de aprendizado.
Além disso, são discutidos cruzamentos possíveis entre temas da BNCC e o acervo do Museu da Pessoa. O conteúdo também traz sugestões de atividades a serem realizadas por educadores.
Dessa forma, a masterclass fortalece a relação entre educação e memória. Ao mesmo tempo, amplia as possibilidades de uso das narrativas de vida em práticas educativas e projetos de pesquisa, sempre a partir da escuta e da valorização das experiências humanas.

Programação cultural “Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas”
O Museu da Pessoa reafirma seu compromisso com a memória, a diversidade e a reflexão sobre os desafios do mundo contemporâneo com sua Programação Cultural. Exposições, mostras audiovisuais e projetos educativos fazem parte dessa trajetória, ampliando o diálogo e valorizando as histórias de vida como ferramentas de transformação social. Por isso, acompanhe nossas ações ao longo do ano e participe dessa jornada!
A Programação Cultural do Museu da Pessoa é viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial da Petrobras e patrocínio do Mercado Livre, 3M e Itaú Unibanco. As ações ainda contam com apoio financeiro do BNDES e parceria do Museu Nacional dos Povos Indígenas, da Funai.
🔗 Programação completa