9ª Mostra de Cinema da Amazônia exibe filmes da Mostra Audiovisual Vidas Indígenas do Museu da Pessoa

A 9ª Mostra de Cinema da Amazônia acontece no Pará entre 18 e 28 de setembro de 2025. O festival passa por Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás. A programação reúne 60 filmes sobre povos originários, cultura amazônica, quilombolas, ribeirinhos, meio ambiente e manifestações populares.

O Museu da Pessoa participa da programação com a Mostra Audiovisual Vidas Indígenas, em que serão exibidos 13 filmes vencedores da iniciativa do Museu. Dessa forma, o público local terá acesso a narrativas indígenas produzidas a partir de relatos de vida do acervo.

Promovida desde 2005, a Mostra de Cinema da Amazônia já impactou mais de 40 mil pessoas e se consolidou como uma das principais iniciativas de difusão do cinema amazônico. O projeto, realizado pelo Instituto Cultural Amazônia Brasil em parceria com a Mekaron, é gratuito e ocupa diferentes espaços culturais. Além das exibições, a programação também promove debates, palestras e atividades formativas, fortalecendo o diálogo entre realizadores e o público.

📌 Histórias Indígenas: vencedores da Mostra Audiovisual 2025

Apresentação do Coro Guarani Kyre’y Kuery na cerimônia de lançamento da Mostra Audiovisual Vidas Indígenas

Mostra Audiovisual Vidas Indígenas

Em 2025, o Museu da Pessoa promoveu mais uma edição da Mostra Audiovisual, dessa vez, com o tema Vidas Indígenas, convidando criadores, estudantes e produtores a transformar relatos de vida de povos originários do acervo do Museu da Pessoa em curtas-metragens capazes de emocionar e inspirar.

Nesta edição, os participantes enviaram mais de 200 vídeos de todas as regiões do Brasil. A curadoria escolheu 32 finalistas, que ficaram disponíveis para votação popular e receberam cerca de 2 mil votos. No total, 13 produções ganharam o prêmio de R$ 4 mil cada durante a cerimônia no Espaço Petrobras de Cinema, em São Paulo.

Programação da Mostra Vidas Indígenas na 9ª Mostra de Cinema da Amazônia

  • 18/09 – Câmara Municipal de Marabá — 8h
  • 19/09 – Câmara Municipal de Marabá — 8h / LIPAKI — 14h
  • 20/09 – Galeria de Arte Vitória Barros — 18h
  • 21/09 – SESC Marabá — 16h / Galeria de Arte Vitória Barros — 15h
  • 26/09 – Marabá Jazz Festival — Cine Teatro Eduardo Abdelnor — 20h às 23h
  • 27/09 – AMAPALS — 9h às 11h / Marabá Jazz Festival — Cine Teatro Eduardo Abdelnor — 20h às 3h
  • 28/09 – Marabá Jazz Festival — Cine Teatro Eduardo Abdelnor — 20h às 23h

A Mostra Audiovisual do Museu da Pessoa é viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Lei Rouanet), por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial da Petrobras. O projeto também conta com o patrocínio da Spcine, Mercado Livre, 3M e Itaú Unibanco, além de parceria com o Museu Nacional dos Povos Indígenas, da Funai, Instituto Criar, Casa Redonda, Navega e Instituto de Políticas Relacionais, além de apoio do Canal Futura, apoio de mídia do Canal Curta! e CurtaOn e apoio financeiro do BNDES.