Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Xalokwa Enawene
Por: Museu da Pessoa, 23 de junho de 2024

Xalokwa Ehodali Tamane - Envenenamento Xalokwa

Esta história contém:

Xalokwa Ehodali Tamane - Envenenamento Xalokwa

Vídeo

Xalokwa Ehodali Tamane - Envenenamento XalokwaXalokwa contou sobre seus avós, e o pai e da mãe dele. Ele nasceu, mas nunca soube a aldeia que nasceu, logo após seu nascimento sua avó faleceu , então mudaram de aldeia HALATAIKWA KIWIXI AKWANEKWA, não é muito tempo depois que avião passou em cima da aldeia ficaram com muito medo de avião, eles nunca tinha visto um avião, por isso se assustou tanto.

Uma vez sua mãe foi pra roça pra coletar milho, quando ela foi, o Xalokwa ficou na aldeia junto com seus irmão, de repente uma velhinha apareceu em sua casa, onde ele estava junto com seus outros 4 irmãos, foram todos envenenados espiritualmente. Uma de suas avós fez uma medicina de raízes e ele conseguiu se curar, já seus outros 4 irmãos mais novos morreram todos. Algum tempo depois outros primos seus foram envenenados, porém seus tios perceberam o que estava acontecendo e mataram ela, porém todos esses primos morreram todos. Essa velhinha estava com inveja da roça de milho da família do Xalokwa, um dos primos antes de morrer contou pros seus tios o que tinha acontecido, por isso que elas descobriram que tinham acontecido.

Seus pais admiravam muito a ferramenta do machado, quando eles foram ao rio, eles estavam colhendo mel, eles encontraram com brancos e seringueiros, eles gostaram muito desse machado, ficaram espionando, quando ele deixou o machado perto de água, eles então mergulharam e pegaram o machado, quando o seringueiro percebeu ele perseguiu e quase atirou neles, mas eles conseguiram escapar.

O pai dele levou ele para barragem para pescar com armadilha de pesca pela primeira vez , quando chegaram na barragem, seus pais começaram a orar, pedindo por peixe para o espírito e para deus também, eles pegaram muitos peixes nessa pescaria, três meses depois eles decidiram voltar para aldeia para sustentar a comunidade durante os rituais.

Foi seu pai quem organizou todo o ritual pra que ele fosse inicado no Olokoli,...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Xalokwa Ehodali Tamane - Envenenamento Xalokwa
Data: 23 de junho de 2024
Personagem: Xalokwa Enawene
Pesquisador: Charles Pankararu
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.